José Manuel Bolieiro manifesta orgulho por Ponta Delgada ser o melhor Município dos Açores no rating nacional

08 Maio 2019

O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, manifestou hoje o seu orgulho pelo facto de Ponta Delgada surgir no 23.º lugar do ranking global dos melhores municípios portugueses, liderado por Lisboa.
Ponta Delgada foi avaliada com base em vários critérios da sustentabilidade no cômputo dos 308 municípios nacionais, apresentando-se como o melhor dos Açores no Rating Municipal Português.
É, aliás, o único dos Açores no top 30 nacional, de acordo com dados relativos a 2018, o que para José Manuel Bolieiro, "nos deixa muito orgulhosos e confiantes em termos de futuro".
Para o Presidente da Câmara, a avaliação foi foi por "uma entidade absolutamente independente, objetiva, e que compara, com os mesmos critérios, os 308 municípios do país, incluindo o sentimento da responsabilidade direta da governação e da sustentabilidade financeira do Município de Ponta Delgada, o que me deixa honrado e com a certeza de que o percurso de governação que temos feito é correto e deve prosseguir".
José Manuel Bolieiro falava após uma deslocação ao edifício, entretanto recuperado e ampliado, da Divisão de Desenvolvimento Social da autarquia, na qual se fez acompanhar pela Vereadora que tutela a área, Maria José Lemos Duarte, e que serviu para assinalar simbolicamente o Dia Internacional da Segurança Social.
O Presidente manifestou a sua satisfação pelo facto de, no contexto nacional, a economia, a sociedade e a geografia de Ponta Delgada serem "uma referência atrativa para o país inteiro, por se tratar de um bom exemplo. Isto eleva também a Região Autónoma dos Açores".
"O facto de sermos o primeiro destacado no contexto dos Açores também nos deixa enorme satisfação, embora se possa compreender que a dimensão económica, geográfica, demográfica seja, logo à partida, uma vantagem. Mas, como inclui um modelo de governança, é para nós um motivo de orgulho" - frisou
Segundo acrescentou José Manuel Bolieiro, "espero que as pessoas compreendam que há razões para confiar, há razões para acreditar na governação que temos levado a efeito", mesmo que isso não signifique "perfeição".
Todavia, sustentou, "aqueles que só fazem o exercício de crítica pela crítica, começam, pela objetividade dos factos, a estar desautorizados".
"Todos os dias podemos fazer melhor e tudo o que fizemos não foi perfeito, mas facto é que, com juízo objetivo, estamos bem entre os melhores" - concluiu.
Saliente-se que Ponta Delgada assume maior destaque no top 30 nacional em áreas como o desenvolvimento económico e social (16.º lugar do rating) e sustentabilidade financeira (25.º lugar), enquanto no desenvolvimento económico e social surge no 19.º lugar, à frente do Funchal, por exemplo.
O Rating Municipal é o primeiro modelo integrado e participativo de avaliação da sustentabilidade dos 308 municípios portugueses, tendo sido apresentado esta semana na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
O trabalho foi coordenado pelo economista Paulo Caldas, com o apoio da Ordem dos Economistas, e teve em linha de conta, para análise, quatro dimensões: governação municipal, serviço aos cidadãos; desenvolvimento económico e social e sustentabilidade financeira.
Este trabalho serve de fomento à cooperação estratégica entre municípios, é participativo e contou com a colaboração de académicos nacionais e internacionais, assim como do Tribunal de Contas, Direção Geral das Autarquias Locais, Inspeção Geral de Finanças, Associação Nacional de Municípios Portugueses e Associação Cívica "Transparência e Integridade", entre outros.