Bolieiro: 'novas tecnologias colocam os Açores como lugar de referência no mundo'

Bolieiro: "novas tecnologias colocam os Açores como lugar de referência no mundo"
07 Maio 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, afirmou, esta manhã, que as novas tecnologias da informação e comunicação "colocam os Açores como lugar de referência no mundo".
Falando na sessão de abertura das "Jornadas de Computação Científica", que decorrem na Aula Magna da Universidade dos Açores até 8 de maio e no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – INCoDe.2030, José Manuel Bolieiro destacou a importância da realização do evento em Ponta Delgada para "a reflexão e inteligência nacional, mas sobretudo para a presença europeia das novas tecnologias e o desafio do futuro com vista ao entendimento planetário do que hoje podemos designar como a ubiquidade na Terra".
"Através das novas tecnologias, podemos tornar o mundo pequeno e a ultraperiferia perto. Não podiam ter escolhido melhor sítio do que os Açores para, neste espaço ultraperiférico, encontrarem não uma dificuldade, mas um desafio para o qual têm solução através das novas tecnologias, através da inteligência artificial, através desta forma de podermos estar em todo o lado sem lá estar" - acentuou.
Segundo o Presidente da Câmara, "Ponta Delgada tem sido um ponto de encontro enquanto destino turístico de quem nos visita à procura das nossas belezas naturais (...), mas também para os que pretendem encontrar aqui uma fonte de inspiração para reconhecer que os Açores são uma importante tarefa a desenvolver na reflexão e na inteligência artificial no que respeita ao desafio do desenvolvimento nacional e europeu".
José Manuel Bolieiro adiantou: "Nós queremos que, também através das novas tecnologias, os Açores não sejam lugar esquecido. Sejam, antes, um lugar de referência para a inspiração, para o agir e, sobretudo, para colocar a inteligência com vista a ultrapassar as dificuldades. Afinal, o impossível de ontem é, hoje, uma possibilidade e um desafio".
Estas jornadas são o ponto de encontro anual das diversas comunidades de gestores e de utilizadores das plataformas avançadas de computação, de comunicação e de outros serviços digitais disponibilizadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Durante três dias, serão debatidas as áreas de atuação da Unidade de Computação Científica da FCT: Conectividade, Computação, Colaboração, Conhecimento e Segurança.