Reunião de coordenação das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

24 Abril 2019

Esta manhã, diversas entidades reuniram no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ponta Delgada com vista a dar continuidade aos preparativos das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Na reunião de coordenação da componente profana da maior festa religiosa dos Açores estiveram representadas a Câmara Municipal de Ponta Delgada, Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Polícia Marítima de Ponta Delgada, Polícia Municipal de Ponta Delgada, Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, Inspeção Regional das Atividades Económicas, Delegação de Saúde de Ponta Delgada, Direção-Geral dos Portos de São Miguel e Santa Maria, Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e Associação Portuguesa de Deficientes.
Em cima da mesa estiveram, entre outras, questões relacionadas com a oferta alimentar, segurança, licenciamento e gestão de trânsito.
O envolvimento entre as demais entidades envolvidas na organização das festas é, pois, fundamental para potenciar o maior evento religioso dos Açores e o segundo maior do País.
Recorde-se que esta semana foi assinado o protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2019.
Para além do apoio logístico, a Câmara presidida por José Manuel Bolieiro atribuiu à Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres uma comparticipação financeira no montante de 45 mil euros com vista à aquisição de equipamentos para as festividades de 2019 (em 2018 este apoio foi de 40 mil euros). Foi igualmente atribuída à Irmandade a concessão do Direito do Terrado na área tradicional das Festas, nomeadamente o Campo de São Francisco, que corresponde a uma estimativa de proveitos na ordem dos 45 mil euros, no período compreendido entre os dias 24 de maio e 1 de junho.