Câmara de Ponta Delgada reforça apoio às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Câmara de Ponta Delgada reforça apoio às Festas do Senhor Santo  Cristo dos Milagres
22 Abril 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aumentou o apoio à organização das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Para além do apoio logístico, a Câmara presidida por José Manuel Bolieiro atribuiu à Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres uma comparticipação financeira no montante de 45 mil euros com vista à aquisição de equipamentos para as festividades de 2019 (em 2018 este apoio foi de 40 mil euros). Foi igualmente atribuída à Irmandade a concessão do Direito do Terrado na área tradicional das Festas, nomeadamente o Campo de São Francisco, que corresponde a uma estimativa de proveitos na ordem dos 45 mil euros, no período compreendido entre os dias 24 de maio e 1 de junho.
O Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2019 foi assinado ao final da manhã de hoje nos Paços do Concelho.
Na ocasião, José Manuel Bolieiro destacou a perenidade daquele que se apresenta como o maior e mais importante acontecimento sócio religioso da cidade de Ponta Delgada e da própria Região Autónoma dos Açores e o segundo maior acontecimento religioso do país, com significativo envolvimento das comunidade emigradas, cumprindo, assim, uma tradição local que conta já com mais de três séculos de existência ininterrupta.
Como sustentou o Presidente “não é apenas a festa na cidade, mas a festa da cidade”, sendo que a comemoração do Feriado Municipal de Ponta Delgada se encontra associada, desde há quase cem anos, à segunda-feira do Senhor Santo Cristo.
“É um acontecimento que honra a identidade de Ponta Delgada e dos Açores” e “um ícone de atração turística”, afirmou o edil, que vai assegurar, novamente, a iluminação cénica entre o Campo de São Francisco e as Portas do Mar, onde tem lugar a Feira Lar, Campo e Mar, assumindo a ideia de continuidade das festas, envolvendo o centro da cidade e evitando que haja um hiato entre as Portas do Mar e o Campo de São Francisco.
“Sinto em nome do povo de Ponta Delgada um enorme orgulho pela perenidade e história da realização destas grandes festas”, expressou, em jeito de convite à participação neste acontecimento cuja “dimensão e projeção universal tem também muito a ver com a comunidade emigrante”.
O Presidente do Município congratulou e louvou o desempenho da Irmandade e o percurso de aperfeiçoamento e melhoria das festas que anualmente mobilizam milhares de pessoas.
Este ano, as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres contam com um Santuário renovado, designadamente a azulejaria do Coro Baixo, cuja intervenção foi apoiada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O Provedor da Irmandade, Carlos Faria e Maia, agradeceu o “imprescindível” apoio da Autarquia de Ponta Delgada e anunciou a gradual substituição da iluminação e o novo “figurino” dos comes e bebes (as barracas foram alteradas e vão estar dispostas na Avenida Kopke e no Largo Dr. Manuel Carreiro).
O Provedor também revelou que vão ser usadas novas estruturas de fixação da iluminação, de forma a preservar melhor o património edificado.