Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Memória de Antero de Quental evocada no 473.º aniversário da cidade de Ponta Delgada

Memória de Antero de Quental evocada no 473.º aniversário da cidade de Ponta Delgada
03 Abril 2019

No dia em que comemorou o seu 473.º aniversário como cidade, Ponta Delgada lembrou a obra, vida e legado de Antero de Quental.
Ontem, numa cerimónia simples, mas simbólica, foi inaugurado o arranjo de dignificação do “Banco de Antero”, no Campo de São Francisco.
Como referiu o Presidente do Município, “muitas homenagens foram feitas a Antero, nomeadamente através da toponímia, mas este é um espaço que não podia ficar indiferente: o Campo de São Francisco não é o mesmo sem esta memória”.
José Manuel Bolieiro destacou o “pensamento e ensinamentos para a Cultura, para a Europa e para o Mundo” de Antero e a sensibilidade ímpar expressa nos seus sonetos.
“...deve haver uma relação profunda entre o homem e a terra em que nasceu e se criou.”, pode ler-se junto ao “Banco de Antero” (excerto da carta de Antero de Quental a Oliveira Martins, de 15 de março de 1887, selecionado por Ana Maria Almeida Martins).
Como apontou o edil, o patrono do liceu de Ponta Delgada manteve sempre uma relação próxima com a sua terra, expressando saudade da mesma quando viveu Coimbra.
Alunos da Escola Secundária Antero de Quental, sob a coordenação de Maria João Ruivo, abrilhantaram a inauguração com um momento literário, recitando quatro sonetos de Antero.