Bolieiro traça balanço positivo e 'enriquecedor' de atividades em torno da literatura em Ponta Delgada

Bolieiro traça balanço positivo e "enriquecedor" de atividades em torno da literatura em Ponta De...
30 Novembro 2018

“2018 foi um ano bem confirmativo das opções do Município de reconhecimento e valorização do nosso património cultural imaterial, da obra intelectual, literária, poética que a nossa História representa”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
José Manuel Bolieiro, que falava na sessão de encerramento do Colóquio Comemorativo dos 25 Anos da Morte de Natália Correia, expressou, por isso, “orgulho” e “responsabilidade”.
“O ano de 2018 foi rico e enriquecedor de iniciativas, lideradas pelo Município, na evocação da nossa identidade literária e dos maiores nomes da produção literária e poética com referência a Ponta Delgada, mas também aos Açores e a Portugal”, sublinhou o edil, destacando o lançamento do livro com as conclusões do primeiro Encontro Internacional de Poetas, o encontro literário Arquipélago de Escritores e, agora, o Colóquio evocativo do legado de Natália Correia, que decorreu ontem e hoje em Ponta Delgada.
Iniciativas que vieram, com êxito, contribuir para a valorização do património cultural imaterial de Ponta Delgada e para a sua projeção. E que são para continuar, anunciou o Presidente.
No auditório do Centro Natália Correia, Bolieiro defendeu a necessidade de “trazer ao presente um passado – o de Natália Correia - que nunca foi pretérito”, lembrando que “há perenidade no ser e no legado desta figura eminente da cultura portuguesa do século XX”, “que é sempre valorizado no presente e inspirador para o futuro”.
Neste sentido, reafirmou a disponibilidade do Município de Ponta Delgada em colaborar na realização das atas ou inscrições do  Colóquio Comemorativo dos 25 Anos da Morte de Natália Correia e nas celebrações do centenário do seu nascimento, que ocorrerão em 2023.
As primeiras conclusões do Colóquio foram apresentadas por Ângela Almeida, que se tem debruçado sobre o estudo da vida, obra e pensamento de Natália Correia e foi a coordenadora científica deste evento.
Sustentou que, tendo em conta a perenidade de Natália Correia, será importante dar continuidade a eventos que contribuam para o seu conhecimento integral. Propôs que se fizesse um livro de atas sobre o Colóquio e se desse início a celebração condigna do centenário do nascimento da escritora. Três questões às quais Bolieiro respondeu afirmativamente.
Ângela Almeida destacou a importância do Colóquio, promovido pela Câmara Municipal e produzido pela Unidade Orgânica de Património Cultural, pelo contributo inestimável para o conhecimento profundo de Natália Correia.
Eleonora Duarte abrilhantou a sessão ao declamar quatro poemas de Natália Correia.
Após a sessão de encerramento, teve lugar a cerimónia de descerramento da placa identificativa da casa onde nasceu Natália Correia, na Casa do Povo da Fajã de Baixo. A nova placa está na fachada do edifício, mais visível, e mantém os dizeres da anterior.