“Ciência Divertida” chega a todas as escolas do concelho de Ponta Delgada

22 Novembro 2018

O programa “Ciência Divertida” vai chegar ao longo deste ano letivo a todos os alunos do 3.º e 4.º das escolas de Ponta Delgada, numa iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do Colégio do Castanheiro/Tetrapi.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada participou esta tarde, na EBI de São José (Canto da Maia), numa sessão, onde destacou a importância deste complemento pedagógico essencial para a aproximação das crianças ao conhecimento e à ciência e, ao mesmo tempo, para a descoberta de talentos e vocações.
A “Ciência Divertida” é, pois, um grande passo no sentido de se caminhar para uma sociedade mais (in)formada e, inerentemente, mais capaz, sendo a Educação e a Educação para a Cidadania uma das grandes apostas da Autarquia, que investe neste programa pelo sexto ano consecutivo.
José Manuel Bolieiro congratulou-se com a recetividade das escolas e dos alunos ao programa e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Colégio do Castanheiro e o Tetrapi neste âmbito. João Correia, por seu turno, agradeceu à Câmara Municipal de Ponta Delgada a aposta no projeto, de extrema relevância para o processo de aprendizagem.  Como salientou o Presidente do Conselho Executivo da Escola Canto da Maia, “também aprendemos mexendo, tocando nas coisas”.
A sessão foi dirigida a alunos do 3.º ano e foi pautada por uma participação entusiástica. O funcionamento do sistema respiratório, os malefícios do tabaco e o conceito de eletricidade estática foram os conteúdos abordados de forma divertida e rigorosa pelos “cientistas” de serviço.
“Ciência Divertida” começou por se destinar aos alunos dos 2.º e 3.º anos de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico de todas as Escolas Básicas do concelho, abrangendo atualmente os do 3.º e 4.º anos, e tem como objetivo fazer as crianças entrarem em contacto com os ensinamentos científicos, ao nível experimental.
Neste programa, uma vez por semana, nas salas de aula são montados pequenos laboratórios, que exploram as diversas temáticas do estudo do meio, como o corpo humano, higiene, ambiente que nos rodeia, sustentabilidade, e as plantas.