Acordo de geminação entre Ponta Delgada e Kaua'i no Hawai

07 Novembro 2018

O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, e o Mayor Bernard P. Carvalho Jr. assinam, a 14 de novembro, às 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho o acordo de geminação entre Ponta Delgada e o condado de Kaua'i, no Hawai. A cerimónia conta com uma intervenção de João Bosco Mota Amaral sobre as relações históricas dos dois arquipélagos.
O acordo em questão tem em conta as relações históricas existentes entre os Açores e o Hawai, que “importa reconhecer e desenvolver, no âmbito do Poder Local, à luz do relacionamento amistoso entre Portugal e os Estados Unidos da América”.
O mesmo acordo surge no ano em que decorrem as comemorações do 140º aniversário da chegada dos primeiros emigrantes portugueses ao Estado do Hawai, importante destino da emigração açoriana na segunda metade do século XIX.
A ilha de Kaua'i foi um dos destinos da emigração açoriana também proveniente da ilha de São Miguel, do que resultam cumplicidades culturais que podem ser potenciadas nos planos social e económico.
O Condado de Kaua'i aprovou, a 25 de junho de 2008, a sua Resolução nº 2008-31 para estabelecer uma relação de Cidades-Irmãs com Ponta Delgada.
Por sua vez, a Câmara de Ponta Delgada deliberou, a 29 de outubro último, aceitar a proposta de geminação com o Condado de Kaua'i.
Saliente-se que o mesmo Acordo de Geminação propõe-se desenvolver relações culturais, sociais e económicas de aproximação e cooperação entre as duas comunidades.
A comitiva havaiana é constituída por 15 individualidades, entre as quais Representantes Estaduais, membros da Universidade do Havai e um grupo cultural local.