Câmara de Ponta Delgada esteriliza todos os cães e gatos do Centro de Recolha Oficial

10 Outubro 2018

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinou com todas a clínicas veterinárias da ilha de São Miguel, excetuando a do Nordeste, um contrato de prestação de serviços, ao abrigo do qual todos os animais do Centro de Recolha Oficial de Ponta Delgada (CRO) são esterilizados.
Numa primeira fase, procedeu-se à esterilização de todos os cães e gatos residentes no CRO sendo, agora, esterilizados apenas os que derem entrada naquele centro de recolha.
Neste sentido, os adotantes têm a hipótese de levar o animal, de forma gratuita, já esterilizados, desparasitados, vacinados e com identificação eletrónica.
“Não compre, adote. São tantos a precisar de si!” é a mensagem que o CRO pretende transmitir com a assinatura do já mencionado contrato de prestação de serviços.
Este projeto de esterilização abrange, também, as colónias de gatos errantes que se encontrem em todas as localidades do concelho de Ponta Delgada.
A campanha de esterilização surge da premente necessidade do CRO de Ponta Delgada ir ao encontro dos novos paradigmas traduzidos na legislação vigente, na qual a esterilização como meio de controlo da natalidade irá substituir-se à eutanásia no controlo das populações de cães e gatos.
O enorme flagelo do abandono que acontece no concelho de Ponta Delgada e, de forma transversal, em todos os municípios do país, faz com que se mobilizem recursos materiais no sentido de demonstrar à população em geral a importância da esterilização como uma ação fundamental para a melhoria das práticas do bem-estar animal.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada encetou mais esta medida para complementar outras anteriormente implementadas e no sentido de garantir que o CRO de Ponta Delgada se antecipa à entrada em vigor da legislação do abate zero que tem uma moratória até 2022, para a Região Autónoma dos Açores.