Ponta Delgada associa-se à Casa dos Açores em Lisboa

02 Outubro 2018

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Casa dos Açores em Lisboa celebraram ontem, na capital portuguesa, um protocolo de cooperação que visa reforçar as relações institucionais entre o maior município açoriano e a mais antiga entidade representativa da Região no exterior.
O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, e o presidente da Casa dos Açores, Eduardo Brito Coelho, salientaram o pioneirismo da iniciativa, desejando que este esforço de cooperação envolva igualmente outros municípios açorianos.
"Este é um momento simbólico, carregado de sentido institucional, que, pelo seu pioneirismo, pode ser inspirador para outras instituições açorianas", declarou José Manuel Bolieiro na assinatura do protocolo que torna a Câmara Municipal de Ponta Delgada como associado institucional da Casa dos Açores em Lisboa.
Para o responsável autárquico, "a perenidade das instituições deve permitir relacionamentos que firmem uma vontade histórica e intergeracional, através de uma cooperação institucional que ultrapasse o relacionamento pessoal sempre bem conseguido".
"É tão bom ter Ponta Delgada na Casa dos Açores como será ter a Casa dos Açores em Ponta Delgada", afirmou José Manuel Bolieiro ao manifestar a sua "total disponibilidade para um trabalho comum".
O mesmo espírito foi partilhado pelo presidente da Casa dos Açores em Lisboa. "É bom sentir que, estando longe, não fomos esquecidos pelos poderes açorianos", disse Eduardo Brito Coelho. "Para quem, sendo açoriano, não vive nas nossas ilhas, mas quer contribuir da melhor forma, com os meios ao seu dispor, para o desenvolvimento dos Açores e para o bem-estar dos açorianos, é essencial manter um relacionamento estreito com as nossas instituições representativas", prosseguiu.
Com a assinatura deste protocolo, lembrou o dirigente associativo, "a Câmara Municipal de Ponta Delgada poderá utilizar, mais facilmente, as instalações da Casa dos Açores e dispor da nossa colaboração empenhada na organização de eventos que passem por Lisboa".
O protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e a Casa dos Açores, agora assinado em Lisboa, foi aprovado por unanimidade na sessão de junho da Assembleia Municipal de Ponta Delgada.