Bolieiro destaca importância do Folclore

03 Setembro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, destacou, sábado, a importância do Folclore enquanto “parte significativa muito relevante do património cultural de um povo”.
O edil, que falava no XX Festival de Folclore do Livramento, salientou o contributo da organização dos festivais de folclore como “oportunidade de encontros e reencontros” e por ajudarem a cimentar “laços de reconhecimento cultural, de amizade e de cumplicidade”, entre os participantes e na relação destes com o público.
O autarca declarou que o propósito do Festival de Folclore do Livramento vem ao encontro da política do Município de Ponta Delgada e reiterou, na sequência do desafio lançado por Manuel António Soares, a disponibilidade em colaborar na organização de um festival de folclore de ilha.
“É responsabilidade comum dar condições a funcionamento do folclore”, arguiu, apontando a criação de condições para ensaios, trajes, instrumental e sede como a base para o efeito.
O Presidente afirmou ser um gosto e um orgulho, pessoal e institucional, associar-se a iniciativas como a que juntou, sábado, no Livramento, seis grupos de folclore, lembrando, também, o importante contributo para a cultura de Ponta Delgada e dos Açores dos festivais da Relva e da Fajã de Baixo.
Organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, presidido por Manuel António Soares, o XX Festival de Folclore do Livramento foi dedicado ao tema da emigração e contou com a participação especial do Grupo Folclórico das Doze Ribeiras, da ilha Terceira.
Grupo que se juntou ao Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, Grupo Folclórico Infantil do Livramento, Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso, Grupo de Cantares e Balhados da Relva e Grupo Folclórico da Fajã de Baixo.
Este evento visa contribuir para a dignificação do Folclore, “fiel depositário da nossa identidade cultural”, afirmou Manuel António Soares, que, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do seu Presidente.