Passar para o Conteúdo Principal Top
Participar Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Equipa técnica

Equipa técnica Azores 2027

A coordenação da candidatura de Ponta Delgada - Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 é da responsabilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada em co-promoção com o Governo Regional dos Açores, tendo sido constituída uma equipa técnica para elaborar o dossiê de candidatura, bem como para desenvolver todas as iniciativas de participação ligadas a este processo.

Equipa técnica

Fase de seleção

António Pedro Lopes

É o director artístico da candidatura de Ponta Delgada - Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 desde março de 2021, tendo acompanhado o processo de pré-seleção e de seleção. Co-fundou e foi co-director artístico do Tremor, um festival de música e arte que decorre na ilha de São Miguel, desde 2014. Em 2019, co-fundou o FABRIC – um festival de artes, na cidade de Fall River, Estados Unidos, tendo assinado a sua curadoria até 2021.
Enquanto artista de dança e teatro, participou em dezenas de espectáculos em todo o país, Europa, Ásia, Austrália e Américas. Como curador e agitador cultural, dirigiu festivais e eventos artísticos em Portugal e na Europa, nos contextos da dança contemporânea, artes performativas e música, sempre movido pelo afeto, pela construção de uma comunidade, pela colaboração, pela possibilidade de experimentação e pela criação de espaço para o outro.
É licenciado em Teatro pela Universidade de Évora e diplomado em coreografia pelo Forum Dança.

Diana Diegues

É gestora de projetos da candidatura de Ponta Delgada - Azores 2027. Natural de Saint-Germain-en-Laye (França). Bilíngue desde muito cedo, frequenta o Lycée International de Saint-Germain-en-Laye até 1988. Depois de viajar durante um ano, instala-se em Lisboa onde ingressa na Universidade Nova de Lisboa (Línguas e Literaturas Modernas) e passa pela Fundação MOA. Em 1997, aceita o desafio de João da Ponte para montar, em São Miguel - Açores, um gabinete de concepção e produção de projetos de integração pela Cultura - Criações Periféricas - do qual assume, hoje, a coordenação, continuando envolvida em outras produções.

Inês Linhares Dias

É gestora de comunicação e marketing da candidatura Ponta Delgada - Azores 2027. Natural de Coimbra, com raízes terceirenses e lamecenses, cresceu em São Miguel, nos Açores, para onde voltou depois de ter vivido em Lisboa, Budapeste, Inglaterra e Porto.
Foi jornalista na Agência Lusa, em Ponta Delgada e no Porto, com enfoque nas áreas de cultura, sociedade, política, entre outras. Colaborou com o jornal Diário da Lagoa e com o Altamont, e foi membro da Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas. É formada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, e mestre em Jornalismo Internacional pela Universidade de Bedfordshire, em Inglaterra, tendo frequentado a licenciatura em Economia, também na Universidade Católica Portuguesa.

João Rebelo Costa

É gestor de projetos da candidatura.O seu interesse por uma cidade sustentável e inclusiva levou-o a co-promover o manifesto cívico Reinventar a Estratégia Urbana e co-criar o Fórum das Constelações – residência criativa de design colaborativo – em 2019. Colaborou como arquiteto em ateliês de arquitetura no Rio de Janeiro, Nova Iorque e Bruxelas. Como agente cultural teve a oportunidade de coordenar a produção de várias edições do Festival de Artes Walk&Talk e, desde 2020, é técnico superior da Direção Regional de Obras Públicas, atuando como arquiteto e programador no desenvolvimento de várias obras públicas. É formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e frequentou o Mestrado em Design Management no IADE\IPAM

Paula Pavão

É produtora e administradora da candidatura Ponta Delgada - Azores 2027. Mãe do João e da Antónia, esposa do melhor enfermeiro SIV Sandro Melo e colaboradora CMPDL desde fevereiro de 2022. É uma mulher forte e determinada em fazer o que gosta. Procura um Corpo São em Mente Sã e manter endorfinas ao rubro. As muitas voltas da vida trouxeram-ne a este trabalho que lhe desperta curiosidade e se apresente como um constante desafio. Acredita neste projeto desde o dia em que carregou as ilhas do arquipélago, frente ao júri internacional que avalia as candidaturas. Espera, com este projeto, mudar mentalidades, abrir horizontes, conhecer outros modos de viver a vida, trazer Vida e Cultura a Ponta Delgada em 2027.

Pedro Nascimento Cabral

É presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e diretor executivo da candidatura.

Rita Serra e Silva

É Coordenadora do (des)Envolvimento de Públicos e Participação. Estudou Arquitetura (Universidade de Coimbra), disciplina que cruza com a de Educação no doutoramento (Universidade do Minho) que está a desenvolver para instigar a Literacia do Território na Infância. Viu nesta a oportunidade certa para se mudar para São Miguel onde, desde 2021, colabora com o festival de artes Walk&Talk na programação de excursões pela ilha. Ainda sobre viagens culturais, tem a Rita sido consultora do território do Portugal Art Encounters. Enquanto co-fundadora da plataforma Architects Declare Portugal (2020) promove boas práticas em arquitetura para a mitigação do impacto ambiental no sector da construção. Desde 2017 que a sua atividade se tem focado em serviços de mediação e programação cultural, colaborando com Comunidades Intermunicipais, 23 Milhas - Ílhavo, a empresa Talkie-Walkie, a Ordem dos Arquitectos, entre outros.

Colaboram no projeto: Joana Filipe e Luís Silva (assistência à direcção executiva), Pedro Silva (finanças e governança) Sérgio Couto (design e identidade visual), Gabriela Moura (gestão de redes sociais), Ulrich Fuchs e Pia Leydolt-Fuchs (consultoria especializada), Rui Monteiro e Ana Clara Roberti (parcerias e cooperação internacional)

Fase de pré-seleção

Carolina Pimentel

Foi produtora e gestora financeira da candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura 2027. Desde 2009, é gestora cultural na Câmara Municipal de Ponta Delgada. Foi membro da direção de duas associações culturais, em Tomar e em São Miguel, e tem vindo a desenvolver trabalho comunitário.
É licenciada em Gestão Turística e Cultural pela Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Completou os estudos especializados em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores.

Gina Ávila Macedo

Foi coordenadora de comunicação da candidatura de Ponta Delgada - Açores a Capital Europeia da Cultura 2027. Nos últimos seis anos, foi assessora de imprensa no Governo Regional dos Açores. Em 2014, foi a responsável de comunicação da CONTEXTILE – Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea (Guimarães).
Gestora de comunicação, coordenadora editorial, copywriter, produtora de conteúdos, editora de programas de rádio, locutora e assistente de produção são algumas das experiências profissionais que tem acumulado. Trabalhou, também, como jornalista em imprensa escrita, rádio e jornalismo digital, com enfoque na área cultural.
Co-organizou a Mostra Internacional de Cinema na Paisagem – Landscapes, na ilha do Faial, em 2018. Nos últimos anos, foi membro activo de duas associações culturais, nomeadamente do Teatro de Giz e do Cineclube do Faial, do qual é sócia fundadora.
É licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Nelson Furtado

Foi coordenador da gestão e do financiamento da candidatura de Ponta Delgada - Açores a Capital Europeia da Cultura 2027. É o responsável pelo centro de empreendorismo “StartUp PDL” e consultor na candidatura ao sistema de apoios Competir+. É formador em gestão/economia e desenvolve projetos de consultoria de gestão, nomeadamente no que respeita a reestruturações de empresas, qualidade, estratégia e projetos de investimentos.
É licenciado em Gestão de Empresas e mestrando em Filosofia Contemporânea.

Nuno Costa Santos

Foi coordenador de participação e desenvolvimento de públicos da candidatura de Ponta Delgada - Açores a Capital Europeia da Cultura 2027. É escritor, argumentista, diretor da revista literária açoriana Grotta e do Encontro Arquipélago de Escritores e co-fundador da produtora Alga Viva. Escreveu o romance “Céu Nublado com Boas Abertas” e mantém uma coluna no Diário dos Açores sobre temas açorianos. É um dos autores de “Viagem Autonómica”, filme que, a partir de um dispositivo ficcional, resume a história da autonomia açoriana, e da série de televisão "Mal-Amanhados – Os Novos Corsários das Ilhas", que passou na RTP Açores e na RTP 1. É autor de várias peças de teatro, entre as quais “Tu de Quem És?” (em co-autoria), sobre as alegadas rivalidades entre as ilhas açorianas, e de "I Don't Belong Here", sobre o fenómeno da deportação, para o arquipélago, de cidadãos portugueses a viver nos EUA e no Canadá desde a infância. Também escreveu as peças “É Preciso Ir Ver – Uma Viagem com Jacques Brel", "Condomínio da Rua", sobre a condição de sem-abrigo, e “Mundo Distante”, sobre desemprego e família. No audiovisual, é autor de vários documentários biográficos sobre escritores portugueses, e foi, entre outras coisas, elemento da equipa de "Zapping", editor de "O Trabalho" e é co-autor do filme "Discos Perdidos", sobre o regresso aos Açores em busca dos discos de adolescência.

Paulo Mendes

Foi coordenador executivo da candidatura de Ponta Delgada - Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 até outubro de 2021 e exerceu o cargo de vereador da Cultura no município de Ponta Delgada entre 2020 e 2021. É licenciado em Sociologia, pós-graduado em Ciências Sociais e doutorando em Sociologia.