Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

DIDO E ENEIAS | CONSERVATÓRIO REGIONAL DE PONTA DELGADA

28 Mai '22

Dido and Aeneas, de Henry Purcell, é uma obra prima do Barroco seiscentista e é considerada uma das mais emblemáticas óperas inglesas de todos os tempos. Dido e Eneias nasce no seio da tradição das masques inglesas - espectáculos de carácter alegórico que incluíam dança e cenários exuberantes -, unindo elementos característicos da herança inglesa com influências da ópera italiana e da música francesa. As datas de composição e estreia da ópera são incertas: sabe-se que foi composta até julho de 1688 e que foi apresentada por alunas da escola feminina de Josias Priest, em Chelsea, Londres, no final de 1689. A sua primeira apresentação num teatro aconteceu após a morte de Purcell, em 1700, no Lincoln Inn’s Field Theatre, em Londres.

O libreto, da autoria do poeta irlandês Nahum Tate, é livremente baseado num episódio do livro IV da Eneida de Vergílio, relatando a breve e trágica história de amor entre a rainha de Cartago, Dido, e o príncipe troiano Eneias. Chegado a Cartago, depois do saque de Tróia pelos gregos, e a caminho do seu destino como fundador de Roma, Eneias é recebido friamente pela viúva Dido, que receia tornar-se vulnerável. Atormentada pela paixão, Dido, aconselhada por sua irmã Belinda a corresponder ao troiano, para seu bem e bem do seu reino, acaba por ceder ao amor. No entanto, devido a um astuto plano de uma poderosa feiticeira e das suas bruxas, Eneias é levado a crer que os deuses lhe ordenam que parta. O casal separa-se e Dido, sentindo-se abandonada, despede-se da vida numa das árias mais famosas do repertório operático – “When I am laid in Earth”, o famoso lamento de Dido.

direção musical: Amâncio Cabral
encenação, conceção e legendagem: Helena Castro Ferreira
contínuo: Nataliya Silva, Inês Melo e Pedro Raposo
assistência de conceção: Vanessa Vieira, Cristina Silva
guarda-roupa: Maria de Deus Sousa
adereços: Leonardo Sousa, Cristina Silva
intérpretes: Carolina Constância, João Fonseca, Carolina Raimundo, Raquel Dutra, Beatriz Vasconcelos, Rita Linhares, Teresa Afonso, Ricardo Botelho 

Estúdio de Ópera
direção: Helena Castro Ferreira
Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada
direção: Amâncio Cabral
Coro de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada
direção: Cristiana Spadaro

parceria Viagem no Tempo - Associação Cultural e Recreativa, Solidaried'arte

Horário:

21H30

Local:
Teatro Micaelense
Preço:

10€