Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Um bando nas cócegas do vento "Susana Almeida Rodrigues"

Apresentação, Livros.

27 Set 2019
Um bando nas cócegas do vento "Susana Almeida Rodrigues"

Lançamento do novo livro de Susana Almeida Rodrigues, Depois do sucesso da sua novela de estreia, “Madrugada”, Susana Almeida Rodrigues irá apresentar o seu segundo trabalho, “Um Bando nas Cócegas do Vento”, uma edição Letras Lavadas, no dia 27 de setembro, às 18:00 h, no Ateneu Comercial de Ponta Delgada. "Num eco de cumplicidade com a palavra”, o livro conta novamente com a delicadeza dos traços de Ana Beatriz Rodrigues na ilustração.
A apresentação do livro ficará a cargo de Paulo Vaz de Carvalho, Coordenador da Unidade de Investigação do Centro de Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira (CEDJRP), especialista em língua, cultura e história da Comunidade Surda e docente da Universidade Católica, e de Fernanda de Oliveira Castro, docente da EREBAS de Arrifes, especializada em supervisão pedagógica, educação especial e interculturalidade.
O evento contará ainda com a presença dos músicos Alfredo Almeida, guitarra clássica, e Rafael Fraga, guitarra portuguesa; de Margarida Fonseca, professora de dança da Academia das Expressões; Ema Gonçalves, cofundadora da ASISM e especializada em Língua Gestual Portuguesa e de Raquel Lima, intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
“Um Bando nas Cócegas do Vento” conta a história de Allegro, um Priolo que nasceu surdo, e o modo como os pais, a comunidade e os seus pares reagem à sua condição de «diferente», abordando o desenvolvimento de uma forma de comunicação gestual, o preconceito e a importância da amizade e do sentimento de pertença para o crescimento pessoal e o bem-estar, quando Allegro conhece duas aves surdas, Chico, o canário-da-terra, e o Melro-negro.
Simultaneamente, Susana Almeida Rodrigues explora outras preocupações, como a importância da conservação da Natureza, a qualidade ambiental dos Açores e a preservação da sua biodiversidade, sendo, por isso, as aves nativas e endémicas dos Açores as personagens deste livro. Como referem Fernanda de Oliveira Castro e Paulo Vaz de Carvalho no prefácio, «este interesse pelo ambiente surge como génese desta obra, eminentemente didática e pedagógica, que coloca em destaque a imagem identitária dos Surdos, numa visão socioantropológica que celebra a diversidade».

Adicionar a calendário 2019-09-27 17:38:00 2019-09-27 17:38:00 Europe/Lisbon Um bando nas cócegas do vento "Susana Almeida Rodrigues" Ateneu Comercial de Ponta Delgada Letras Lavadas
Horário:

18:00

Local:
Ateneu Comercial de Ponta Delgada
Organização:
Letras Lavadas
Preço:
0,00 €