Bolieiro participa no 166.º aniversário da Escola Antero de Quental

21 Fevereiro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, participou, esta manhã, nas comemorações do 166.º aniversário da Escola Secundária Antero de Quental.
Na biblioteca da Escola, perante os mais diversos públicos da Antero de Quental, o Presidente deixou, em nome pessoal e do Município de Ponta Delgada, uma palavra de felicitação e de orgulho pelo processo educativo da instituição.
“Declaro-vos, com emoção e sentido de justiça, o orgulho que Ponta Delgada tem no processo educativo de excelência que a Antero de Quental tem representado ao longo dos anos para a comunidade inteira em Ponta Delgada e por todos os Açores”, expressou José Manuel Bolieiro.
“A partir de Ponta Delgada e do prestígio da Antero de Quental, o Município e os Açores ‘calam fundo’ no  processo de educação, intervenção cívica, referências do nosso mundo cultural, económico, social e de sensibilidades várias, científicas e literárias”, concluiu.
O Presidente do Executivo também dirigiu uma palavra de reconhecimento aos antigos alunos da Escola, referenciada como escola-museu, pois, a seu ver, a relação antigos e atuais alunos,  permite “dar conteúdo ao continuum de todo um legado”.
“Nós contamos ser boas referências para os alunos do presente e temos confiança que os alunos do presente serão o nosso orgulho de futuro”, afirmou.
Palavras que expressam cumplicidade, que é concretizada em apoio logístico e contributo pedagógico para a cidadania.
“Nós podemos na democratização da democracia encontrar no ambiente escolar a melhor referência para a pedagógica lógica da participação e da responsabilização”, reiterou, exemplificando com o Orçamento Participativo Escolar (OPE).
“Com o Orçamento Participativo Escolar não nos limitamos a assegurar um meio financeiro para a aquisição de bem patrimonial, mas antes educar na cidadania para referências de participação, mas também para um entendimento das necessidades com referência prioritária, e sentido de reconhecimento dos meios e recursos e da sua otimização”, sustentou José Manuel Bolieiro.
O autarca visitou, acompanhado da direção da Escola,  o estúdio da rádio da Escola Secundária Antero de Quental, que só foi possível concretizar através do OPE, na sua primeira edição.
Esta é a segunda rádio escola criada com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, numa opção dos alunos para os alunos e para as comunidades educativas.