Presidente de Ponta Delgada homenageia Açorianos no Canadá

18 Novembro 2017
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada deixou palavras de “gratidão, orgulho e compromisso” às comunidades açorianas radicadas no Canadá.
Na sua visita à Casa dos Açores do Ontário, realizada sexta-feira em Toronto, José Manuel Bolieiro agradeceu o trabalho desenvolvido pelas associações comunitárias que “afirmam a açorianidade na diáspora” e manifestou-se “orgulhoso pela importância crescente” que os açorianos assumem na vida canadiana.
O responsável autárquico do maior concelho açoriano comprometeu-se a “contribuir para reforçar o relacionamento” do seu Município com os açorianos que vivem na província canadiana do Ontário, “considerando especialmente os milhares de emigrantes naturais de Ponta Delgada que vivem no Canadá sem esquecer a sua terra”.
José Manuel Bolieiro foi recebido pelos órgãos dirigentes da Casa dos Açores do Ontário, ainda no âmbito das comemorações do 32º aniversário da sua fundação, liderados pela presidente do conselho executivo, Suzanne Cunha, e pelo presidente da assembleia geral, António Pereira.
Os eventos-âncora da animação sócio-cultural e turística do concelho de Ponta Delgada foram apresentados como “um bom pretexto para uma visita de saudade à terra natal”, destacando não apenas as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres e as Grandes Festas do Divino Espírito Santo, mas também os tradicionais Bailes de Carnaval do Coliseu Micaelense e o novo cartaz da “PDL White Ocean”.
O “orgulho de reconhecer o sucesso dos pontadelgadenses no Canadá” e o “compromisso solidário de manter e reforçar esta relação fraterna entre os dois lados do Atlântico” foram também as mensagens centrais da entrevista que José Manuel Bolieiro concedeu sexta-feira ao programa da manhã da Chin Radio de Toronto.
O presidente da câmara municipal aproveitou a oportunidade para “incentivar os açorianos aqui radicados a assumirem uma cidadania de corpo inteiro, desenvolvendo cada vez mais uma integração efetiva na sociedade de acolhimento”.
Neste segundo dia da sua visita oficial ao Canadá, José Manuel Bolieiro esteve na Câmara Municipal de Toronto e encontrou-se com o Consul-Geral de Portugal em Toronto, para melhor se inteirar da situação atual das comunidades açorianas residentes no Ontário.
Segundo informação oficial, só nesta província canadiana vivem mais de 150 mil pessoas ainda nascidas em Portugal, maioritariamente provenientes do arquipélago dos Açores e, em especial, da ilha de São Miguel.
Um jantar de boas-vindas na “Casa das Beiras” encerrou o programa de sexta-feira da visita oficial do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada a Toronto. Participaram também neste evento o anterior Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e atual Deputado à Assembleia da República, José Cesário, bem como o presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, Carlos Carvalho.
José Manuel Bolieiro foi aqui distinguido com o Certificado de Titular da Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, encarando esta homenagem como “mais uma prova dos laços fraternos que unem os portugueses de todas as regiões no Canadá”.