Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Exposição de Inês Pastor no Centro Municipal de Cultura celebra os 25 anos de carreira da Pintora

Exposição de Inês Pastor no Centro Municipal de Cultura celebra os 25 anos de carreira da Pintora
23 Outubro 2017

A exposição de Inês Pastor, que assinala os 25 anos de carreira da Pintora, será inaugurada a 16 de novembro, pelas 18h30, no Auditório do Centro Municipal de Cultura (CMC).
A exposição, composta 39 quadros a óleo sobre tela, estará aberta ao público de 17 novembro a 6 janeiro.
Inês Pastor nasceu a 21 de Dezembro de 1939, no Porto Formoso, em São Miguel, de desde há vários anos que reside na freguesia de São Roque, de onde avista o mar, que desde o início da sua carreira artística na pintura, marca presença nas suas telas.
A artista, que ingressou em 1988 na Academia das Artes, tem na ponta dos dedos um toque especial para a representação de naturezas mortas, flores, paisagens da nossa terra, estradas ladeadas de hortênsias, que transmitem momentos, espaços e vivências das ilhas dos tempos atuais, mas também apontamentos que nos reportam para um certo espaço e tempo do passado.
Nas telas, Inês Pastor deposita paixão pela Arte de pintar, a dedicação, o cuidado no trabalho e as pinceladas de emoção e sensibilidade. Como artista, não vive um dia sem tocar nas tintas e nos pincéis, ferramentas que a tranquilizam.
Desde que expõe publicamente, Inês Pastor conta com dezenas de exposições individuais, a sua maioria nos Açores e tem várias participações no estrangeiro. Tem ainda registo de exposições coletivas, entre as quais uma em conjunto com suas alunas. A oportunidade de lecionar foi de resto um sonho concretizado nos últimos anos.
O seu trabalho está ainda muito presente em várias coleções de particulares em todas as ilhas dos Açores, em Portugal Continental e em vários países, nomeadamente Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, França Rússia, Colômbia, Suíça e China.
Em São Miguel, ilha natal, tem mantido uma participação artística, que a tem levado a expor em inúmeros espaços culturais.
O ano de 2017, apresenta-se como um momento particularmente especial na sua carreira, uma vez que assinala 25 anos de criações artísticas. A exposição individual que decorrerá na sala principal do Centro Municipal de Cultura foi especialmente pensada no que de mais belo e de mais fiel concretizou ao longo de um quarto de século.