Livro de Ana Zanatti lança debate sobre a aceitação da diferença em Ponta Delgada

25 Setembro 2017
Rita Resendes

A Vereadora Fátima Rego Ponte, durante a apresentação do livro “O Sexo Inútil”, de Ana Zanatti, afirmou que “Ponta Delgada inscreve-se num percurso pedagógico, social e cultural, como uma cidade aberta e disponível à aprendizagem e à reflexão”.

Como decisores políticos não podemos deixar a sociedade absorver as tendências do preconceito e da estigmatização. Pelo contrário. Devemos fomentar o papel da igualdade e da liberdade, valores que são cada vez mais preponderantes no nosso tecido social e no incremento das nossas interações”, adiantou a vereadora, em representação do Presidente do Município, José Manuel Bolieiro.

Fátima Rego Ponte, ainda durante a sua intervenção, dirigiu algumas palavras “à autora do livro, mulher que se tornou conhecida do grande público pela sua voz inconfundível e que, através da sua escrita, continua a dar a sua voz em prol da dignidade humana, do respeito, da tolerância e da aceitação da diferença”.

Já a carismática e acarinhada atriz, apresentadora e escritora, Ana Zanatti, na ocasião, falou da sua obra, onde “ao longo de 500 páginas se foca nos preconceitos, que afetam, principalmente, as pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero)”.

No fundo, “este livro é curioso, porque espreita para a vida das pessoas. É uma espécie de arca dos segredos que junta histórias de muitos e as minhas também”, acrescentou a autora.

Ana Zanatti, durante a sua intervenção, não sou expressou a sua “clara visão e postura, de não abdicar do que sente e do que querer”, como também deixou o alerta: “Apesar do muito que já evoluímos, a sociedade continua a considerar normal, apenas os casais formados por pessoas de sexos opostos”.

A apresentação do Livro “Sexo Inútil”, que contou com um momento musical da responsabilidade dos alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada, foi feita por Pilar Damião, docente da Universidade dos Açores, que elogiou a “coragem [da autora] de abrir a porta à sua própria intimidade, para de forma livre e descomprometida levar a debate a homossexualidade”.

Pilar Damião com a sua apresentação deixou a mensagem que “este livro, tal como alguns estudos que já têm vindo a ser realizados, são fundamentais para o salto qualitativo da sociedade, onde o amor, sob que forma se apresente, deve ser respeitado”.

Ana Zanatti para além de apresentar, no Coliseu Micaelense, a sua mais recente obra “O Sexo Inútil”, que pretende ser um instrumento precioso de batalha pela dignidade, pela igualdade e pela fraternidade, face aos preconceitos, também proferiu duas palestras na Escola Secundária Domingos Rebelo e na Escola Profissional Eprosec, para consciencializar os mais novos e em fase de aprendizagem para a temática abordada na obra.