Só o trabalho voluntário e o apoio de milhares de pessoas e instituições dá continuidade e sucesso às Festas do Espírito Santo

13 Julho 2017

A Ceia de Criadores, no Solar da Graça, já se tornou numa tradição e marca, oficialmente, o encerramento das Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Assim, aconteceu na noite desta quarta-feira, com o Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, a agradecer a todos quantos contribuíram para que a XVI edição destas grandes festividades fosse, uma vez mais, um grande sucesso.
Perante centenas de pessoas, José Manuel Bolieiro manifestou sentimentos de gratidão, satisfação e orgulho, destacando o esforço e o trabalho de todos os voluntários e colaboradores da Câmara para concretizar mais uma edição daquelas que já se transformaram num evento âncora do turismo de Ponta Delgada e dos Açores.
Reafirmou a importância da continuidade das Grandes Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, tendo em conta que estas “são uma referência identitária da açorianidade e uma referência a nível regional, nacional e internacional. Um verdadeiro símbolo da união das pessoas”.
“Chegamos ao fim da XIV edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo com a alma cheia e o espírito revigorado por cumprir uma tradição que, a cada ano, ganha uma dimensão que já extravasa o concelho de Ponta Delgada” - escreveu José Manuel Bolieiro na mensagem de agradecimento que fez questão de deixar em cada uma das mesas do Solar da Graça.
Neste mesma mensagem, reafirma que “a continuidade e o sucesso desta Grande Festa resultam da ação de cada um de vós: dos colaboradores que, voluntariamente, dedicam todo o seu tempo à preparação e acompanhamento das festas; das Juntas de Freguesia e Impérios, que colaboram no cortejo e na coroação, trazendo ao centro da festa o melhor das suas origens; às senhoras que, todos os anos, se juntam horas a fio a preparar o almoço de sábado; às empresas que se juntam a nós na dádiva de bens, instituições e associações culturais e sociais.”
Neste sentido, adianta: “O Município de Ponta Delgada tem muito que vos agradecer. Não fora a vossa constante presença, não estaríamos, agora, a juntar sinergias, com os Municípios de Alenquer e de Tomar para apresentar uma candidatura conjunta a património imaterial da humanidade das festividades em honra do Divino Espírito Santo. Estas festas são feitas por vós e para vós. Obrigado e bem hajam!”
José Manuel Bolieiro, que durante a sua intervenção no Solar da Graça, foi várias vezes interrompido com “vivas” ao “Mordomo”, fez questão de agradecer a todos e cada um dos que tornaram possível a realização de mais uma edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.
Começou pela Associação Agrícola de São Miguel, que doou 9 vacas (2.660 kg de carne) e pela Insco (Grupo Bensaude), que doou 305 kg de arroz, 305 de açúcar, 305 unidades de limão, 250 dúzias de ovos, 305 pacotes de manteiga, 8 kg de canela, 30 unidades de cravinho, 30 unidades pimenta da Jamaica, 70 kg de sal e 60 unidades caldo Knorr.
Agradeceu, depois, à Unileite, que forneceu o leite para o Bodo e para o arroz doce, além da manteiga, às Juntas de Freguesia de Ponta Delgada e Impérios, Boxlines – Italiano (arcas frigoríficas), Salsiçor (corte das carnes), Organizações Diogo (empréstimo de panelas e fogões de exterior), ANA – Aeroportos de Portugal, Lotaçor (gelo), Portos dos Açores, S. A., Porto de Abrigo, ARDE (tenda), António Cordeiro (100 repolhos), comerciantes do Mercado da Graça (500 repolhos), Biscoitaria Pavão (455 bolos de massa sovada), Padaria Farias (680 bolos de massa), Padaria Antonieta (656 pães), Paróquia de São Sebastião (Missa Campal, Bênção despensas), Confraria de Gastrónomos dos Açores (Concurso de Massa Sovada), Charanga dos Bombeiros (abertura das Festas), Ourivesaria Martins do Vale (limpeza da Coroa), Senhoras dos Fenais da Luz (confeção de arroz doce), Senhoras das Feteiras e Relva (confeção das sopas), Coral de São Pedro (Coro da Missa), Lar Luís Soares de Sousa (empréstimo de Coroa Antiga), Pedro Queirós (local onde se realizou a mostra dos centros de convívio de idosos, Grupo WOP (local de beberete após a coroação), Mensageiros do Vale – Grupo de Jovens das Sete Cidades (recitação cantada do terço), Centros de Convívio de idosos de Ponta Delgada, agentes sociais e culturais - colaboração no âmbito dos apoios municipais à cultura, Associação Guias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Associação Escoteiros de Portugal (distribuição das sopas), colaboradores voluntários da Câmara Municipal de Ponta Delgada (preparação das festas), órgãos de Comunicação Social (divulgação das Festas) e todos os participantes nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo do Concelho.