XIV Festas dos Espírito Santo voltaram a revelar-se como grande cartaz do turismo religioso em Ponta Delgada e trouxeram milhares de pessoas à cidade

10 Julho 2017

A XIV edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, que terminaram este domingo, voltaram a trazer milhares de pessoas à maior cidade açoriana para assistir a todos os eventos que fazem destas festividades um grande cartaz do turismo religioso açoriano.
As festas, que tiveram início na última quinta feira, com a já habitual conferência inaugural, prolongaram-se por todo o fim de semana.
No sábado, foram distribuídas 50 pensões por várias instituições sociais, partilhadas mais de 14.000 sopas (um recorde) e outras tantas doses de arroz doce.
Foram milhares as pessoas que se deslocaram ao Campo de São Francisco para a partilha das Sopas e que, mais tarde, assistiram ao Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho, que também integrou 57 carros alegóricos, 28 carros de bois, 15 folias, entre muitos outros elementos, como grupos folclóricos e recriações das tradições açorianas. O cortejo prolongou-se por cerca 5 horas, ao que seguiu o Terço Cantado e o arraial. Tudo isto no sábado das Festas.
Já no domingo, realizou-se a Missa Campal, presidida pelo Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, D. João Lavrador, seguido de outra partilha, a do Bodo de Leite. Centenas de pessoas participaram nestes dois importantes eventos das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.
Naquele que constitui uma dos momentos altos destas grandes festividades, a Coroação, participaram, como habitualmente, o Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro (o Mordomo), o Presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, Francisco Rêgo Costa, todo o executivo camarário e restantes Vereadores eleitos. Na Coroação, os Impérios das Freguesias de Ponta Delgada levaram 95 Bandeiras e 78 coroas.
Os principais momentos destas festividades, organizadas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada com a ajuda imprescindível das 24 freguesias, dos seus patrocinadores, colaboradores e centenas de voluntários, foram transmitidas, em directo, tal como aconteceu na Mudança da Bandeira, no Youtube (pdl.tv) e na página Facebook da Câmara Municipal Ponta Delgada.