Abertura do Quarto do Espírito Santo volta a emocionar centenas de pessoas em Ponta Delgada

08 Julho 2017
Rita Resendes

A tradicional procissão da Mudança da Bandeira começou, hoje, pelas 20h00, e contou com a participação da Banda Minerva, dos Ginetes, que marcou o passo daqueles que quiseram participar nesta manifestação cultural e religiosa.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, levou a Bandeira do Centro Municipal de Cultura até ao Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde estão representadas as 24 freguesias e praticamente todos os impérios do Concelho, através de 78 Coroas e 95 Bandeiras.

A Charanga dos Bombeiros de Ponta Delgada prestou a sua, habitual, homenagem ao Divino, na Praça do Município, antes da entrada da bandeira neste espaço, que todos os anos emociona centenas de pessoas.

Abriram-se as portas do Quarto do Divino Espírito Santo e todos os interessados, que assistiram atentamente à Procissão da Mudança, fizeram fila para poder visitar e apreciar este espaço, devidamente preparado e decorado para receber os símbolos máximos do Divino Espírito Santo.

Entretanto, também no edifício dos Paços do Concelho, realizou-se o concurso de Massa Sovada, que teve como juízes os membros da Confraria de Gastrónomos dos Açores.
Dos 22 bolos de massa sovada que foram a concurso, o primeiro lugar foi atribuído à Freguesia da Relva, o segundo foi para a Covoada e em terceiro lugar ficou o Livramento.

O Padre Nemésio fez a Bênção da Despensa do Espírito Santo honrando a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que estará em destaque nos próximos dias na cidade de Ponta Delgada.

Após a Bênção da Despensa, sucedeu-se a tradicional arrematação da massa e do pão e a abertura dos quiosques de Solidariedade Social e do Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho, no lado Sul da Igreja da Matriz.

Os quiosques de Solidariedade Social, que vão estar patentes nestas Grandes Festas, pertencem às seguintes associações: A.R.R.I.S.C.A., Alternativa- Associação Contra as Dependências, APPDA- Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo e Casa dos Manaias.

Já o Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho, instalado em frente aos quiosques de Solidariedade Social , conta com a participação de 9 freguesias: São Vicente, Fenais da Luz, Covoada, Ginetes, Pilar da Bretanha, São Sebastião, São António, Santa Clara e Santa Barbara.

O programa de sexta-feira terminou com o Concerto Banda Minerva, que subiu ao Palco da Praça do Município, pelas 22h30.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, como mordomo destas grandes festas, reforçou “o agradecimento a todos os voluntários e patrocinadores que permitem, todos os anos, a realização desta festas em honra do Divino” e relembrou que “todos estão convidados a participar nesta festa da partilha”.

Os principais momentos destas festividades, organizadas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada com a ajuda imprescindível das 24 freguesias, dos seus patrocinadores, colaboradores e centenas de voluntários, serão transmitidas, em directo, tal como aconteceu na Mudança da Bandeira, no Youtube (pdl.tv) e Facebook da Câmara Municipal Ponta Delgada.

Amanhã, serão distribuídas as pensões às Instituições Particulares de Solidariedade Social, servidas 14.000 Sopas, a partir das 12h00, no Campo de São Francisco, às 15h00 começa o desfile etnográfico na Avenida, às 19h30 o Grupo de Jovens Mensageiros do Vale da Paróquia de São Nicolau (Sete Cidades) irá fazer a recitação do Terço Cantado e depois o dia termina com um arraial animado pelo Grupo de Folias do Espírito Santo e pelo Agrupamento Musical “Brumas da Terra”.