Presidente da Câmara defende o exercício da cidadania para promover a igualdade de oportunidades e o respeito pela diferença

05 Julho 2017
CMPD

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defendeu, esta manhã, o exercício da cidadania com vista a promover a igualdade de oportunidades e o respeito pela diferença.
José Manuel Bolieiro falava na sessão de abertura do Encontro “A Valorização e a Promoção da Igualdade de Género no Mercado de Trabalho”, uma iniciativa da “aceesa” - Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico, que está a decorrer durante todo o dia de hoje no Auditório da Kairós, na Fajã de Baixo, também com o apoio da Câmara.
Agradecendo o “honroso convite” da “aceesa” para estar presente na referida sessão, o Presidente da maior Autarquia dos Açores reforçou a ideia de que é necessário trabalhar afincadamente no exercício da cidadania, em temáticas muitas vezes adormecidas, como é o caso da igualdade de oportunidades.
Para José Manuel Bolieiro, o exercício da cidadania e a liberdade ajuda a uma maior dignidade das pessoas e leva-nos ao princípio da igualdade.
“Importa respeitar as diferenças para assumir a igualdade de oportunidades do género, que necessita adquirir mais respeito junto das sociedades” - frisou.
Ainda segundo o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, há que fazer mais pedagogia no mundo laboral, reconhecer as diferenças e trabalhar na igualdade de oportunidades.
O Encontro “A Valorização e a Promoção da Igualdade de Género no Mercado de Trabalho” realiza-se tendo por base os desafios e as recomendações que se colocam às sociedades desenvolvidas, em que as mulheres e homens têm igual papel relevante no seu desenvolvimento, importa insistir com a redefinição dos papéis sociais das mulheres e dos homens em todas as dimensões da vida a nível profissional, pessoal e familiar.
Neste sentido, exige-se maior mobilização para a participação das mulheres no mercado de trabalho, com a eliminação de diversos obstáculos, ainda persistentes, e que a sociedade em geral seja promotora de desenvolvimento na questão da igualdade de oportunidades, com capacidade de mudança e inovação de mentalidades, comportamentos e atitude.