Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

José Manuel Bolieiro: É preciso começar a trabalhar já para que os Açores não caiam no turismo de massificação

José Manuel Bolieiro: É preciso começar a trabalhar já para que os Açores não caiam no turismo de...
20 Junho 2017
Lubélia Duarte

A Presidente de Câmara Municipal de Mógan, Canárias, Onalia Bueno, deslocou-se à Autarquia de Ponta Delgada para apresentar cumprimentos ao Edil de Ponta Delgada e discutir, com José Manuel Bolieiro, a possibilidade de colaboração, entre as duas Autarquias, relativamente a projetos relacionados com o Turismo.
À saída da audiência, e em declarações à comunicação social, José Manuel Bolieiro defendeu que, numa altura em que o turismo está a crescer em Ponta Delgada, este é o tempo certo para se começar a trabalhar para que a nossa cidade, o nosso concelho e os Açores em geral não caiam no turismo de massificação que, atualmente, afeta as Canárias.
José Manuel Bolieiro agradeceu a disponibilidade manifestada por Onalia Bueno, quer a nível pessoal, quer a nível institucional e intelectual para partilharmos experiências e fazer uma reflexão crítica sobre o destino turístico que representa Mógan, que representa a Gran Canária, como também representará Ponta Delgada, os Açores em geral e a ilha de São Miguel em particular .
Segundo adiantou, “partilhando estas experiências com quem está mais à frente do que nós, podemos entender as virtudes e as vantagens do investimento turístico para a economia local, mas também os riscos e os erros cometidos, que hoje são de difícil recuperação”.
“Não queremos cair nos mesmos erros, designadamente com o excesso massificador, quer sob o ponto de vista urbanístico, quer sob o ponto de vista da conservação e preservação da nossa natureza, quer até mesmo um controlo da massificação. Isto é, equilibrarmos a capacidade de oferta que temos com a procura que possa surgir” - adiantou.
José Manuel Bolieiro adiantou que, só desta forma, se consegue “calibrar aquela capacidade instalada que temos e a que podemos potenciar no futuro num limite que nos reserve dos erros. Isto é fundamental porque podemos aprender, neste caso concreto com a Gran Canária e a experiência da senhora Presidente de Mogán.”
“Ainda temos muito espaço de manobra para potenciar crescimento. No entanto, é bom planearmos já os limites. Isto é, conhecer a capacidade instalada, aquela que ainda podemos oferecer em potência e que seja razoável e boa para a qualidade de vida do residente e para a excelência na oferta de serviços ao turista. Temos de chegar a esse limite pata evitar, depois, de forma desordenada, o surgimento de oferta que não é compatível com manutenção e conservação de uma qualidade de vida do residente e uma experiência válida para o turista” - acrescentou.
O Presidente da Câmara de Ponta Delgada reforçou a ideia de que o tempo de intervir é este, porque ainda estamos na fase de crescimento. E é nesta fase que devemos ter consciência dos limites para poder evitar os tais erros massificadores.
Defendeu, inclusivamente, que deve haver uma definição de contingentes de visita, designadamente a espaços da natureza que são muito sensíveis e que não podem suportar uma massificação excessiva. O mesmo defendeu relativamente à componente urbanística, como construção nova e de forma desordenada para o alojamento turístico.

O Presidente das Câmara de Ponta Delgada esteve reunido, esta segunda-feira à tarde, com a Comissão Especializada de Turismo da Câmara do Comércio e Indústria. Reunião esta que discutiu precisamente a matéria em apreço.

Durante a reunião foi abordada a necessidade crítica do estado da arte, em Ponta Delgada, quanto a infraestruturas, para podermos ter capacidade de dar resposta a um aumento da procura, mas sobretudo garantir que a experiência do visitante não seja defraudada e não crie um problema de notabilidade e notoriedade de Ponta Delgada, de São Miguel e dos Açores.
Para o Presidente, “é necessário criar as infraestruturas adequadas e aperfeiçoar, ao nível da excelência, a nossa capacidade de prestar serviço turístico. Essas reflexões são muito importantes. Também temos um projeto comum de candidatura a fundos comunitários, que envolvem Açores, Madeira e Canárias, o que pode potenciar parceria e comunhão de objetivos, neste caso entre os Municípios de Ponta Delgada e de Mógan, para podermos garantir investimentos cofinanciados no contexto da União Europeia”.
“O diálogo faz sempre bem. Partilhar as experiências e o intercâmbio internacional, como é o caso, ajuda-nos, também a mudar o nosso horizonte, para melhor aprender, melhor conhecer e errar o menos possível. Quem decide e faz corre sempre o risco de errar. O que é preciso é garantir experiência de outras, que estejam mais avançadas, para evitar a repetição de erros, ou até mesmo ter melhor consciência do potencial e das limitações” - frisou.
Onalia Bueno agradeceu a hospitalidade com que foi recebida em Ponta Delgada, pelo Presidente da Câmara, e disse que se deslocou a São Miguel precisamente para discutir as políticas de turismo que existem na Câmara de Mogán com Ponta Delgada.
“Há muitas coincidências e falamos sobre a hipótese de realizar um simpósio ou um encontro de experiências entre Canárias e Ponta Delgada, a nível político e empresarial. Viemos trazer a nossa experiência, em termos de turismo nas Canárias, sobretudo para que Ponta Delgada não cometa os mesmos erros que nós cometemos, numa altura em que os Açores começam agora a trabalhar com o turismo. A ideia que Ponta Delgada possa desenvolver um bom projeto a curto, médio e longo prazos” -sustentou.
Afirmou, por outro lado, que um dos pontos de encontro que Mógan tem com Ponta Delgada “é que estamos associados a um projeto, liderado pelo Município de Lanzarote. Trata-se do “EcoTur” cujo objetivo é potenciar, sobretudo, a parte mais interior de cada uma das ilhas, para melhorar a oferta turística, complementando o que já existe, que a oferta de sol e praia”.
Ainda segundo Onalia Bueno, no âmbito do referido projeto deverá ser organizado um seminário em Ponta Delgada, uma vez que “estamos muito satisfeitos com as experiências que conseguimos colher aqui”.
A Presidente da Câmara de Mógan fez ainda questão que referir que “o governo local que representa está pronto a ajudar a Câmara de Ponta Delgada, mas também os empresários desta cidade, trazendo a nossa experiência à nossa cidade”.