Casa Mortuária dos Arrifes surgiu por vontade do povo e foi inaugurada no Dia da Freguesia

12 Junho 2017
Lubélia Duarte

A Casa Mortuária dos Arrifes, obra que surgiu no âmbito do Orçamento Participativo (OP), 2016 por vontade povo da freguesia, foi inaugurada, este sábado, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Após a inauguração e bênção da Casa Mortuária, uma velha aspiração da população, José Manuel Bolieiro saudou o povo dos Arrifes, sustentando que o facto da obra agora inaugurada ter surgido pela vontade do povo “é um sinal de que a democracia participativa funciona e respeita as pessoas, que sabem sempre o que é melhor para a sua freguesia”.
“Como sempre defendi, estamos a inaugurar uma obra do povo, para o povo e pelo povo. Este é o modo de encararmos a participação cívica, o que tem a ver com o respeito pelas pessoas, que sabem o querem para as suas freguesias. O Orçamento Participativo de Ponta Delgada levou à concretização da democracia participativa. A Câmara de Ponta Delgada quer terminar investimentos que sirvam as pessoas e não optar por obras megalómanas que não trazem nada de bem” - frisou.
Saudou a equipa de proponentes (Clara Xavier, Sandra Cabral, Emanuel Ferreira, Joana Cabral e Valter Sousa), por terem feito uma “boa aposta”, porque o seu resultado “traz um bem às famílias.
Outra saudação de José Manuel Bolieiro foi para a Vereadora Luísa Magalhães e toda a equipa do Orçamento Participativo de Ponta Delgada, bem com para o Vereador Pedro Furtado, que coordena o DCTD, liderado por Jorge Moniz. Uma divisão da Autarquia que consegue fazer muito com tão pouco.
Fez, por outro lado, uma referência à cooperação e ao modo de fazer política em prol das populações, dizendo que esta tem sido a missão da Câmara de Ponta Delgada e da Junta de Freguesia dos Arrifes.
Já o Presidente da Junta dos Arrifes, Eusébio Massa, fez questão de destacar que “este foi um projeto do povo, pelo povo e para o povo. A nossa freguesia necessita deste espaço”.
Eusébio Massa agradeceu ao Presidente da Autarquia por passar o dia de sábado nos Arrifes, voltou a sublinhar a parceria “extremamente positiva entre a Câmara a Junta dos Arrifes, o que tem ajudado a melhorar a nossa freguesia.”
O Autarca destacou, por outro lado, o trabalho “incansável” dos funcionários da Câmara na realização da obra da Casa Mortuária, da responsabilidade do DCTD (Divisão de Coesão Territorial e Desenvolvimento).
As obras da Casa Mortuária dos Arrifes consistiu na ampliação das instalações existentes, com uma área inicial de 150 metros quadrados, para 280 metros quadrados após intervenção.
A ampliação do edifício permitiu criar condições para dois serviços funerários em simultâneo, através da criação de duas salas de velório com instalações sanitárias e “kitchnet” de apoio, independentes.
As restantes instalações existentes foram requalificadas e beneficiadas ao nível do mobiliário, climatização e iluminação. Toda a área exterior envolvente foi beneficiada com novos pavimentos e iluminação.
O valor total da intervenção atingiu os 75.000 euros, como, de resto, estava previsto no projeto do Orçamento Participativo.