Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Programa “abem” vai ser apresentado na Câmara de Ponta Delgada

Programa “abem” vai ser apresentado na Câmara de Ponta Delgada
30 Maio 2017
CMPD

Os representantes da Associação “Dignitude” estão hoje e amanhã em Ponta Delgada para reunir com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro. O objetivo é avaliar, conjuntamente, o modo mais célere e mais sólido para implementar o Programa “abem”, no maior Município dos Açores.
O Programa “abem” - Rede Solidária do Medicamento é um projeto pioneiro, ainda em fase-piloto, foi lançado pela Associação Dignitude e visa permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
O abem assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Ou seja, qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social.
Uma vez referenciado, o beneficiário tem acesso ao “Cartão abem”, bastando apresentá-lo numa farmácia parceira para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados.
As despesas são cobertas pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à compra de medicamentos dentro do programa, alimentado por uma campanha permanente de fundraising.
O Programa celebra neste mês de maio um ano, período em que as farmácias dispensaram 19.179 embalagens de medicamentos.
Saliente-se que os dados mais recentes são do final de abril e indicam que a rede de parcerias era então composta por 16 entidades referenciadoras de seis distritos do país – Porto, Viseu, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal.
No entanto, todos os meses a rede cresce e com ela o número de pessoas auxiliadas. O programa apoia hoje 920 famílias, o que se traduz em 2.113 beneficiários, sendo um quarto deste universo crianças.
Até ao final de 2017, o programa pretende estar presente em todos os distritos do país e regiões autónomas, e alcançar 5.000 beneficiários, que se espera venham a ser, em 2018, 25.000, e 50 mil até ao final do ano seguinte.
De referir que a Associação Dignitude é uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.
O programa “abem” nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sediada a Dignitude.
São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Apifarma e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas e a Associação de Farmácias de Portugal.
Os Embaixadores da Dignitude são António Arnaut, António Ramalho Eanes, Francisco Carvalho Guerra, João Gonçalves da Silveira, João Carlos Cordeiro, Maria de Belém Roseira e Maria Odette Ferreira.
Esta quarta-feira, 31 de maio, o Presidente José Manuel Bolieiro recebe representantes da Associação Nacional de Farmácias com o objetivo de debater a implantação do projeto “abem” no concelho de Ponta Delgada.