Exposição “Festividades” é inaugurada a 18 de maio

05 Maio 2017
CMPD

A Exposição de Fotografia “Féstividades”, integrada no programa das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres desde 2007, resulta de um concurso fotográfico organizado pela AFAA- Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores com o apoio do Município de Ponta Delgada, através da Sociedade Coliseu Micaelense.
Uma década depois, são vinte fotografias que estarão em exposição no “Festividades 2016”. A inauguração está agendada para as 18h30, de de 18 de maio, na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada.
Jorge Kol de Carvalho, atual Presidente da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, no catálogo da “Féstividades”,, refere que a celebração dos 10 anos de existência da AFAA e o mesmo número de exposições de fotografia.
Trata-se, adianta, do “reflexo do seu mais carismático concurso de fotografia, o “Festividades”, que a partir de agora entra também na sua segunda década, e que pela sua mão, sob o olhar atento da Câmara Municipal de Ponta Delgada, com ela percorre desde a sua constituição o mesmo percurso de engrandecimento da Fotografia, em torno da maior festa religiosa dos Açores, o Senhor Santo Cristo dos Milagres”.
“Momento primeiro e único de celebração religiosa, mas indissociável da festa profana que em simultâneo ocorre, e que através dos diferentes olhares dos seus autores, refletidos nos seus registos fotográficos é captada, celebrada e divulgada cada ano no “Festividades”, que então lhe associa o momento cultural ímpar que constitui, a cada ano mais expressivo, e que a partir de agora se reafirmará pela perspetivada itinerância da exposição de fotografia pelo Concelho e pelas comunidades açorianas da diáspora” - acentua Kol de Carvalho.
A finalizar, o Presidente da AFAA, agradece a todos os que de qualquer forma, nestes dez anos contribuíram e permitiram o reconhecimento do “Festividades”, com “especial gratidão à Câmara Municipal de Ponta Delgada”.