Município de Ponta Delgada associa-se à iniciativa “Rua da Europa”

04 Maio 2017
CMPD

O Município de Ponta Delgada está a associar-se, desde o passado dia 1 e até 9 de maio, à iniciativa “Rua da Europa”, através da colocação das bandeiras dos 28 Estados membros da União Europeia numa das principais artérias do centro histórico da cidade, nomeadamente a rua António José de Almeida.
O “Dia da Europa” celebra-se a 9 de maio há quase 70 anos, altura em que foi assinada a Declaração de Robert Schuman, então ministro francês dos Negócios Estrangeiros.
“A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam”. Esta foi a frase com que Schuman começou a sua intervenção e com ela também o projeto europeu começou a ganhar forma.
O apelo à criatividade na concertação de esforços, feito por Robert Schuman era tão real e, ao mesmo tempo, tão futurista, que, 70 anos depois, a Europa vive um clima de em paz, quando, anteriormente, era um continente historicamente marcado por guerras.
Ao assinalar o “Dia da Europa”, a Câmara Municipal responde a um desafio lançado pelo Governo açoriano a todos os Municípios da Região no sentido de aderirem à iniciativa “Rua da Europa”.
O objetivo é chamar a atenção dos cidadãos para a efeméride que se assinala a 9 de maio e envolver diversos concelhos na comemoração do “Dia da Europa”.