Câmara reduz endividamento em 37% e Setor Empresarial Local em 10%

01 Maio 2017
Lubélia Duarte

A Câmara Municipal de Ponta Delgada conseguiu reduzir o seu endividamento à Banca em 37%, enquanto no setor empresarial local (SEL) a redução situou-se nos 10%. Isto de 2012 a 2016. O anúncio foi feito na última reunião da Assembleia Municipal, que se realizou esta sexta-feira, por José Manuel Bolieiro.
O Presidente da Autarquia disse mesmo que, desde a sua tomada de posse, a dívida do Município à Banca tem vindo a diminuir substancialmente. Enquanto em 2012, o endividamento era superior a 55 milhões de euros, atualmente é de 43 milhões de euros.
No que respeita ao grau de execução da despesa orçamental, atingiu, em 2016, os 85,61%, enquanto que a média nacional foi de 78%. Já no que respeita grau da execução orçamental da receita foi superior a 91%, o que vem demonstrar o equilíbrio financeiro da maior Autarquia dos Açores., que é superior à média nacional
Contando o grau de independência financeira, o Município de Ponta Delgada supera os 52%, média também superior à nacional (41%).
Ainda sobre as contas da Autarquia, que foram aprovadas por maioria, há a salientar o prazo médio de pagamento aos fornecedores, que é de 12 dias (a média nacional é de 80 dias), nunca ultrapassando os 17 dias nos últimos 4 anos.
Ainda no exercício de 2016, e comparativamente ao ano anterior, o Município de Ponta Delgada apresentou uma redução de 8,9% do valor de dívidas a terceiros, no montante de 2,3 milhões de euros.
No que respeita aos empréstimos bancários, apresentaram uma redução de 1.641 mil euros, ou seja, menos 10%.
Relativamente a outros débitos a terceiros, estes apresentaram uma redução de 390 mil euros (menos 4,6% do que em 2015), enquanto a redução da dívida a fornecedores foi de 350 mil euros (menos 43%).
Desta forma, é de salientar que, desde 2012, o Município de Ponta Delgada reduziu o valor das dívidas de empréstimos em cerca de 9,5 milhões de euros (37,33%), sendo que as dívidas a fornecedores reduziu 790.395,61 euros (63,31%).
Em 2016, o resultado líquido positivo foi superior a 2,3 milhões de euros relativamente a 2015, que apresentou 315.930,11 euros, o que significa um aumento de 654%.
No último ano, o Município de Ponta Delgada, ao canalizar os seus recursos para cobrir as despesas fixas e prosseguindo com as ações previstas na rubrica Grandes Opções do Plano, apresentou um saldo de gerência de execução orçamental superior a 3,2 milhões de euros. Valor que representa cerca de 10% do orçamento corrigido.
Passando à execução orçamental, é de salientar que o maior Município dos Açores cumpriu com 92% das dotações previstas, demonstrando, assim, a concretização dos objetivos traçados pelo executivo liderado por José Manuel Bolieiro, aquando da elaboração do orçamento.
Destaque, também, para a taxa de execução do plano plurianual de investimentos (62%), que revela a realização de investimento por parte do Município na ordem dos 2,9 milhões de euros, atingindo cerca 5 milhões de euros quando somado ao investimento realizado pelos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) de Ponta Delgada.
Somando o valor do saldo de gerência do plano plurianual de investimentos ao montante da receita por arrecadar do PO Açores 2020, em 2016 o Município de Ponta Delgada atingiu praticamente os 100% de execução orçamental. E, uma vez mais, se cumpre a estratégia de equilíbrio financeiro, com o compromisso intergeracional do executivo, protegendo e dando prioridade à empresas no que respeita à redução dos prazos de pagamento.
Ainda na última Assembleia Municipal, foi aprovada, por maioria, a abertura do Concurso Público Internacional para a prestação de serviços de transporte coletivo regular de passageiros da cidade de Ponta Delgada 2017/2020 – autorização prévia de abertura do procedimento.