Biblioteca Pública de Ponta fica como fiel depositária de cartas originais de Antero que são propriedade da Autarquia

19 Abril 2017
Lubélia Duarte

O Presidente da Câmara, José Manuel Boleiro, anunciou, esta terça-feira, Dia Municipal de Antero Quental, que as cartas inéditas daquele que foi um dos maiores pensadores portugueses de todos os tempos, serão entregues à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, entidade que ficará como fiel depositária dos documentos referidos.

Depois de participar na cerimónia de entrega dos Diplomas de Mérito aos alunos do Ensino Secundário e aos alunos do Ensino Básico, que decorreu na Escola Secundária Antero de Quental, no dia em que passaram 175 anos do seu nascimento (Dia da Escola), José Manuel Bolieiro, acompanhado dos responsáveis da Secundária, da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, presidida pro Pedro Gomes, e do coordenador das comemorações, Pedro Pascoal, o Presidente José Manuel Bolieiro, depositou uma coroa de flores junto ao busto que se encontra no jardim do Colégio (jardim Antero de Quental, no Largo do Colégio.
As comemorações terminaram com o lançamento de uma nova edição do livro “As Fadas”, de Antero de Quental, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Uma iniciativa da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental e da Editora Artes e Letras, com ilustrações dos alunos de Artes da Escola Secundária que tem como patrono o grande pensador, poeta e político. A edição foi apoiada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Na sua intervenção, no Salão Nobre, José Manuel Bolieiro, ao anunciar a cedência, para depósito, das cartas inéditas de Antero (propriedade da Autarquia), à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, referiu que tal só possível em concertação com a Direção Regional da Cultura.
“Assim, a Biblioteca Pública fica como fiel depositária das cartas originais, que ficam em boas mãos, não só para tratamento, como para consulta por parte dos interessados nessas cartas originais de Antero de Quental. São cartas particulares de amizade e relativas à sua própria vida e ao seu estado de alma - acentuou o Presidente da Câmara de Ponta Delgada.

Memorial de Antero no Campo de São Francisco

José Manuel Bolieiro anunciou, por outro lado, que, em conversações desenvolvidas, ao longo destes últimos anos, quer com a Direção Regional da Cultura, quer com a Irmandade e com o Santuário do Santo Cristo, propomos fazer um memorial de Antero de Quental, no Campo de São Francisco.
“Este memorial só será colocado no Campo de São Francisco, depois de relocalização da estátua da Madre Teresa da Anunciada, que está a ser estudada. A ideia é celebrar a vida e legado de Antero, num espaço que é, também, um facto histórico da sua vida” - frisou.
O Presidente José Manuel Bolieiro referiu, ainda, que no Dia Municipal de Antero de Quental, a Autarquia conseguiu, em parceria, concretizar uma série de iniciativas, comemorando o legado de Antero.
“Fizemos justiça à memória coletiva dos Açores e da sua cidade natal, Ponta Delgada” - acrescentou.
De referir que o testemunho sobre a vida e obra de Antero foi apresentado pela professora Maria João Ruivo, enquanto o Presidente da Associação dos Antigos Alunos, depois de falar sobre o livro e sobre as comemorações partilhadas para assinalar o nascimento de Antero, disse que, sem o apoio da Autarquia, não seria possível assinalar a data do nascimento de Antero de Quental.
Durante dois meses, e sob a coordenação da professora Nina Medeiros, 47 alunos de Artes, das turmas do 11º - H, 12º - F e 12º - G da Escola Secundária Antero de Quental, ilustraram o poema “As Fadas”, escrito por Antero de Quental em 1883, para integrar o “Tesouro Poético da Infância”, uma coleção de poesia organizada por Antero, que integrou poesias recolhidas nos romanceiros e cancioneiros populares portugueses e entre poetas do século XIX.