Bolieiro elogia história e capacidade organizativa do Clube União Micaelense

07 Abril 2017
Rita Resendes

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, esteve, hoje, presente na conferência de imprensa de apresentação da XI edição do Internacional Football Tournament - Azores U 11, que homenageia Carlos Pacheco Arruda e realiza-se de 13 a 15 de abril, no Estádio Municipal Jácome Correia.

O Autarca, durante a sua intervenção fez um “elogio merecido ao Clube União Micaelense, pela sua história e pela sua capacidade organizativa deste torneio, que passou a fase de procura de participantes, para a de seleção das equipas interessadas em participar”.

“Ponta Delgada recebe, assim, um torneio de prestigio internacional, com a capacidade de concitar em si apoios diversos, como o Autárquico e o Governamental”, adiantou o Presidente do Município.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada ainda reforçou que o Internacional Football Tournament - Azores U 11 “passa por um processo educativo, ligado ao desporto de formação, que mereceu, desde o início, todo o nosso apoio”.

“Quanto à motivação, eu revejo-me pessoal e institucionalmente na linha organizacional deste torneio, que homenageia o ouro da casa, dedicando cada edição a uma personalidade marcante do Clube” referiu José Manuel Bolieiro.

No caso de Carlos Pacheco Arruda, ele foi médico Ortopedista e antigo atleta de hóquei em Patins do Clube União Micaelense nos anos 60 e da Académica anos 70 e 80.

O patrono desta edição, nasceu a 18 de julho de 1908 e foi um brilhante desportista, que acabou por falecer a 21 de fevereiro de 1971.

Carlos Arruda foi atleta de futebol em São Miguel e em Coimbra, mas acabou por se destacar na cidade universitária sobretudo no Basquetebol ao serviço da Associação Académica, chegando a ser internacional em 1932 e 1934.

Em Coimbra, ainda criou uma escola de Basquetebol e após finalizar o curso e regressar a Ponta Delgada tornou-se um médico conceituado e um colaborador do Clube União Micaelense (dirigente e médico da equipa).

O Internacional Football Tournament - Azores U 11, este ano, conta a participação de 16 equipas, que acumulam, até ao momento, 475 acompanhantes, que vêm de várias partes do globo como os Estado Unidos da América e Espanha.