Município de Ponta Delgada vai apoiar e levar talentos açorianos ao “Serralves em Festa”

05 Abril 2017
Lubélia Duarte

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, aceitou, esta terça-feira, o desafio lançado pela Presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho, no sentido de apoiar e participar na próxima edição do “Serralves em Festa”.
Trata-se do maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, com centenas de atividades a decorrer nos vários espaços da Fundação de Serralves e, também, em alguns locais da baixa do Porto. Ao longo dos anos, tornou-se ponto de passagem obrigatório para milhares de visitantes portugueses e estrangeiros.
Ponta Delgada é Município fundador da Serralves desde 2010 e, ao aceitar o desafio proposto por Ana Pinho, o Presidente da Autarquia afirmou que, assim, “apoiamos e projetamos os artistas locais que queiram divulgar a sua arte numa plataforma nacional de renome internacional.
O compromisso de José Manuel Bolieiro foi anunciado na inauguração da exposição “Que sais-je?” – Obras da Coleção de Serralves, patente no Foyer do Coliseu Micaelense até 26 de maio.
Entretanto, Ana Pinho fez questão de salientar a parceira entre a Fundação Serralves e a Câmara de Ponta Delgada, recordando que a primeira exposição realizada na cidade ocorreu em Outubro do ano passado. Agora, seis meses depois, adiantou, “a inauguração de uma nova exposição mostra o empenho de ambas na parceria forjada”.
José Manuel Bolieiro referiu, por seu lado, esperar que a parceria resulte em mais e melhores presenças da Fundação de Serralves em Ponta Delgada.
Segundo adiantou, “numa política cultural que valoriza a “prata da casa”, mas que não fecha as portas e procura de braços abertos receber um universo cultural, criativo e de talento, queremos também projetar os nossos talentos locais para o universo da Fundação de Serralves e Serralves em Festa vai permitir fazer isso e vamos projetar as suas capacidades e talentos”.
O Presidente da Câmara de Ponta Delgada referiu ser objetivo da Autarquia “estimular todos os que produzem arte a que possam ter a ambição de se apresentarem fora de portas com o apoio do Município, no âmbito desta parceria entre Ponta Delgada e da Fundação de Serralves”.
Também na inauguração de “Que sais-je?”, o Diretor-geral do Coliseu Micaelense, Miguel Brilhante, referiu que ser “a segunda exposição da Fundação de Serralves em Ponta Delgada, na qual o Coliseu Micaelense participa e cede espaço, o que muito orgulha, sobretudo numa semana em que se comemoram os 471 anos da elevação de Ponta Delgada a cidade e no ano do centenário do Coliseu”.
Disse esperar que, em 2017, se consiga superar as mais de 2 mil pessoas que visitaram a exposição da Fundação, realizada no ano passado, enaltecendo o facto de Ponta Delgada ser “a única cidade insular no meio do Atlântico com um trabalho que vem de uma das mais internacionais fundações do país, no caso a Fundação de Serralves”.
Refira-se que a exposição “Que sais-je?” é a enciclopédia de bolso mais famosa do mundo e dá nome à exposição agora inaugurada. Fundada em 1941, esta coleção de livros destina-se a apresentar ao grande público uma vasta diversidade de áreas. Desde que foi criada, em 1941, publicou 3.800 títulos de 2.500 autores.
“Que sais-je?: Livros e edições de artista da Coleção de Serralves” está patente ao público, como já foi referido, até ao dia 26 de maio de 2017.