Primeira fase das obras da ciclovia marítima de Ponta Delgada tem início em abril

29 Março 2017
Lubélia Duarte

A primeira fase da ciclovia marítima de Ponta Delgada, que se estende pelas avenidas Infante D. Henrique, João Bosco Mota Amaral e do Mar, e cujo projeto foi hoje apresentado, na última reunião de Câmara do mês (aberta ao público), pela empresa que venceu o concurso público lançado pela Autarquia para o efeito (“RC Consultores”), arranca já em abril próximo.
O anúncio foi feito pelo Presidente José Manuel Bolieiro e as caraterísticas da obra foram apresentadas pela Vereadora Fátima Rego Ponte.
A obra de reestruturação da Avenida João Bosco Mota Amaral vai ser dividida em várias fases, sendo que a construção da ciclovia é uma das grandes prioridades, uma vez que a mesma irá interligar as já existentes na Avenida do Mar e no complexo das Portas do Mar.
Tratou-se de um processo evolutivo, que mereceu uma ampla discussão com a comunidade técnica, tendo-se concluído que seria de todo o interesse que o projeto fosse mais abrangente e que a reformulação incidisse sobre toda a plataforma da via e em interligação com as áreas adjacentes, de modo a criar uma nova centralidade que atue como polo de desenvolvimento e de conversão desta área da cidade, que está descaraterizada e desarticulada dos conjuntos urbanos envolventes.
A Câmara pretende, com esta obra, reperfilar a Avenida João Bosco Mota Amaral, intervir em toda a área do domínio público municipal, por forma a conseguir uma melhor integração entre rede viária, áreas pedonais, zonas de estacionamento e de estadia.
Através da introdução de uma ciclovia, permite-te a locomoção desde o bairro do Terreiro, em São Roque, ao Forte de São Brás, na freguesia de São José.
O Município vai iniciar as obras da primeira fase do projeto em abril, começando a ciclovia e as áreas verdes localizadas a sul.
Os trabalhos serão executados por adjudicação direta, pela equipa de calceteiros do Município de Ponta Delgada, o que permite potenciar a dotação do projeto, que é de 150.000 euros.
Refira-se que, para abril/maio, prevê-se um reforço da dotação de 150.000, por via da revisão orçamental, aproveitando o saldo de gerência de 2016. Esse reforço vai permitir o investimento na rede de iluminação pública.
Paralelamente, a Câmara de Ponta Delgada desenvolveu a elaboração do Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentável. O objetivo é desenvolver ações de revitalização urbana que conduzam à melhoria das perspetivas de negócio e de emprego, robustecendo os produtos de turismo e do desenvolvimento de mercados de nicho, seja na identificação e promoção de atrações naturais e culturais nos centros urbanos, desde o património edificado até à gastronomia local, incluindo atrações culturais e subaquáticas, assim como sítios do património marítimo com valor arqueológico, ecológico e histórico.
O Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentável propõe a intervenção da reestruturação da Avenida João Bosco Mota Amaral, sendo que a Câmara vai garantir o acesso ao financiamento comunitário ao Plano Operacional (PO) 2020.

O valor global do projeto é de 1,2 milhões de euros.