Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Presidente destaca incremento da democracia participativa em Ponta Delgada com a adesão das freguesias ao OP

Presidente destaca incremento da democracia participativa em Ponta Delgada com a adesão das fregu...
23 Dezembro 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou, esta manhã, “o incremento da democracia participativa no concelho”, pela grande adesão das Juntas de Freguesia ao Orçamento Participativo (OP), com caráter deliberativo.

José Manuel Bolieiro, que falava na inauguração do parque infantil adaptado, ginásio ao ar livre e zona verde, na Praceta da Autonomia Constitucional, no Paim, freguesia de São José, salientou que as obras que têm vindo a ser realizadas pela Autarquia no âmbito do OP, com esta agora inaugurada, são o resultado de um sucesso de participação, do envolvimento dos cidadãos e da estratégia do Município”.

Por outro lado, o Presidente da Câmara assegurou a concretização de todos os projetos aprovados pelo público, mesmo que possam surgir imprevistos, enaltecendo a mobilização das freguesias no Orçamento Participativo de Ponta Delgada.
A inauguração contou com a presença dos proponentes, do Presidente da Junta de Freguesia de São José, Jorge Oliveira, e de todos os colaboradores da Autarquia que estiveram envolvidos em todo o processo que levou à concretização de mais uma obra proposta e aprovada no âmbito do OP, os quais mereceram uma palavra de apreço por parte de José Manuel Bolieiro.

O novo espaço, cujo projeto é da autoria da Arquiteta Paisagista Clara Neto e Sousa, foi apresentado e aprovado pela população no âmbito do OP/2015, estando orçado em 50.000 euros.

A Praceta da Autonomia Constitucional foi escolhida para a construção do projeto em causa por se apresentar como o local mais mais adequado do loteamento do Paim para dar resposta às ambições dos respetivos proponentes, garantido não apenas o conforto, como a desejável separação das vias com maior tráfego rodoviário.
O espaço verde, de traçado ortogonal, procura criar uma boa rede de acessos pedonais que interligam os diferentes espaços de recreio infantil e de fitness ao ar livre com a envolvente.

De resto, a arborização confere um melhor enquadramento paisagístico, pelas caraterísticas ornamentais das espécies plantadas, permitindo, futuramente, a criação de zonas de ensombramento para maior conforto nos meses mais quentes do ano.

Nesse mesmo projeto, foi tida em conta a diversidade de utilização para as diferentes faixas etárias, com equipamento adaptado a crianças com mobilidade reduzida (acessível a cadeira de rodas), uma unidade de recreio com escorrega e baloiços para crianças com maior mobilidade e bancos com pedaleiras para que os adultos possam praticar exercício físico enquanto esperam pelos filhos, além de uma gama alargada de equipamentos de fitness.

Na Praceta da Autonomia Constitucional existem vários equipamentos para a prática de desporto, como barras paralelas, barras de equilíbrio, escada em suspensão, prancha de abdominais, barras para flexões, conjunto de lombares e abdominais, salto de barreiras, banco Coimbra com pedais e jogo de cintura, bem como um bebedouro.

Ponta Delgada, 23 de dezembro de 2016
Assessoria de Imprensa
Lubélia Duarte