Ponta Delgada distingue Personalidades e Instituições locais na comemoração dos 471 anos de elevação a Cidade

27 Março 2017
Lubélia Duarte

A Câmara Municipal elaborou um vasto programa para assinalar os 471 anos de elevação de Ponta Delgada a Cidade, com destaque para a entrega de distinções honoríficas a Personalidades e Instituições locais.
O programa começa a 30 de março, com a abertura do Mercado Urbano de Artesanato (MUA), que funcionará das 10h00 às 18h00, no Largo Norte da Matriz, numa iniciativa promovida pelo Centro Regional de Artesanato dos Açores (CRAA), em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada. O MUA estará aberto até 2 de abril.
No mesmo dia, no Centro Municipal de Cultura, pelas 21h00, será inaugurada a exposição de pintura «#471.00», da autoria do consagrado Pintor de Carlos Mota. A entrada é livre e estará patente 24 de maio.
A 31 de março, terá lugar, no Coliseu Micaelense, uma grande noite de fados. “Três Bairros”, que tem início marcado para as 21h30 (os bilhetes custam entre 6 e 8 euros), vai trazer ao palco da maior sala de espetáculos Guilherme Madeira, Ricardo Gama e João Correia, três novas revelações do Fado em Portugal.
No sábado, 1 de abril, a partir das 14h00, terá lugar o passeio “Na rota das Sacristias de Ponta Delgada. A concentração será na Igreja de São Pedro e o passeio, além deste último templo, engloba as igrejas de Santo André, Colégio, Esperança e São José.
Também a 1 de abril, decorrerá o Concerto da Banda Harmonia Mosteirense, pelas 21h30, na Aula Magna da Universidade dos Açores. A entrada é livre e o programa do concerto engloba as seguintes músicas: “The Avengers” (Allan Silvestri Arr. Michael Brown), “La Forza del Destino” (Giuseppe Verdi e Arr. Piet Stalmeier), “ Tribute to Harry James (Arr. Naohiro Iwai, com o solista Álvaro Monte), “Immer Kleiner (Adolf Scheiner, com o solista André Almeida), “Marimba Concerto, 4º Andamento (Ney Rosauro, com o solista Miguel Almeida), “Arca de Noé” (Bert Appermont), “A Volta ao Mundo em 80 dias” (Otto Schwarz”, a “A Cidade” (Arr. Eduardo Brito” e Instant Concert.
A 2 de abril, dia em que Ponta Delgada celebra os 471 anos de elevação a cidade, pelas 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, terá lugar a sessão solene comemorativa, com entrega de distinções honoríficas a Personalidades e Instituições locais (a entrada é livre, mas está sujeita a disponibilidade de lugares).
Mas as comemorações não se ficam por aqui. Prosseguem a 3 de abril, com a inauguração do parque de manutenção física do Parque Urbano da Cidade, o que acontecerá às 11h00.
Nesse mesmo dia, pelas 16h00, a Câmara procede ao descerramento de placa de homenagem a Leonardo de Almeida Lima, na rua dos Cercos, na Fajã de Baixo.
A abertura da Festa Tremor, a 4 de abril, integra as comemorações do Dia da Cidade.
O mesmo acontece com a inauguração da Exposição “Que sais-je?” - Obras da Coleção de Serralves, que acontecerá pelas 18h00, no Foyer do Coliseu Micaelense. Esta exposição estará patente ao público até 26 de maio.
Já a 6 de abril, terá lugar o descerramento da Placa Evocativa à Igreja das Chagas, pelas 18h00, no Largo Mártires da Pátria.
Por último, a 8 de abril, no Coliseu Micaelense, encerra a Festa Tremor, com Beak, Mão Morta e Bonga. A iniciativa é promovida com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e tem início às 20h30, prevendo-se o encerramento para as 01h30 (é obrigatório o respetivo ingresso).