Bolieiro afirma que “o que conta são as pessoas e as suas necessidades”

Intervenção do Presidente da CMPD
24 Março 2017
Rita Resendes

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, na sessão de homenagem a Duarte Câmara e aos "Amigos Unidos" de Fall River, promovida pela Casa do Povo de Capelas, afirmou que “é assim que se desenvolve o espírito comunitário, não importa o nome da instituição, nem o fundo económico, importa é o espírito humanístico dos seus colaboradores”.

Durante esta iniciativa, que decorreu esta quinta-feira, no Salão do Polivalente da Casa do Povo, José Manuel Bolieiro referiu que “é um gosto poder ver a sociedade aqui representada nesta cerimónia de reconhecimento de princípios e valores. Estamos aqui para reconhecer a virtualidade de quem dá de si, antes de pensar em si ”.

“Nem sempre a humanidade cumpre o seu dever humanista e é preciso desenvolver esta mentalidade”, realçou José Manuel Bolieiro.

O Autarca, elogiando todos aqueles que ajudam esta instituição, também acrescentou que “é com emoção que reconheço o bom trabalho de todos as colaboradoras e colaboradores desta Casa de Povo, que ultrapassa a geografia da freguesia”.

Sobre o homenageado, o Presidente do Município lembrou que “o que conta são as pessoas e as suas necessidades. O que conta é a vontade de dar e Duarte Câmara deu tanto, não por ter de dar muito, mas por querer dar muito”.

José Manuel Bolieiro ainda salientou a humildade deste capelense, que se encontra emigrado para os Estados Unidos da América, mas que não esqueceu a sua terra e transforma a sua saudade em obra: “Duarte ficou atrapalhado ao receber esta homenagem, mas nunca se atrapalhou em dar aos que precisam”.

Aproveitando a passagem temporária pela ilha de alguns dos membros da Associação “Amigos Unidos” de Fall River, como foi o caso de José Amâncio Soares, natural da Pedreira do Nordeste, João Hilário, que nasceu nos Remédios, Duarte Câmara, oriundo das Capelas e António Benjamim e Adelino Benjamim, ambos das Feteiras, a Casa do Povo das Capelas decidiu realizar uma cerimónia de reconhecimento público pelo apoio que os membros desta entidade têm dado a centenas de pessoas em situação de carência.

Através da angariação e envio de produtos de apoio (camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, entre outros), desde 2013 até ao presente, foram ajudadas mais de três centenas de pessoas de toda a ilha de São Miguel.

Nesta ocasião também foi aproveitado o momento para divulgar todo o trabalho criado e desenvolvido pela Casa do Povo das Capelas, há mais de duas décadas, que cresceu significativamente, ao longo dos últimos anos, com a ajuda de parceiros, amigos empenhados, instituições particulares e públicas, como a Câmara Municipal de Ponta Delgada.