Exposição “Madrugada” patente no Coliseu Micaelense até 21 de abril

21 Março 2017
CMPD

A exposição “Madrugada”, da autoria de Juvalious Rodrigues, inaugurada esta segunda-feira à noite, vai estar patente, no Foyer do Coliseu Micaelense, até 21 de abril.

Todos os interessados podem, a partir de hoje, apreciar 21 trabalhos, os quais fazem a Ilustração do livro com o mesmo nome, da autoria da sua mãe, Susana Almeida Rodrigues, que também foi lançado esta segunda-feira, no Coliseu Micaelense.
Aliás, as ilustrações do livro são da autoria de Juvalious. Nos seus trabalhos, a artista utiliza as seguintes técnicas: aguada de café, têmpera sobre painel e óleo sobre tela.
Juvalious Rodrigues nasceu em Ponta Delgada em 1991 e reside presentemente no Porto, onde estuda na Faculdade de Belas Artes.
Desde muito cedo, o desenho manifestou-se como intrínseco no seu modo de ser e de se expressar, tendo sido sempre apoiada e incentivada pelos familiares, que, desde logo, reconheceram a graciosidade no traço.
As suas primeiras “manifestações artísticas” ocorreram ainda tenra idade, cerca dos dois anos de idade, num cantinho do seu quarto (a parede atrás da porta), o que levou a mãe a forrar toda essa parede com papel de cenário para que pudesse dar asas à sua expressividade e imaginação.
Desde então que nunca mais deixou de desenhar. Todo o papel ao seu alcance passou a ser suporte para as suas criações a que não escaparam os manuais do 1º CEB, enriquecendo ou completando as ilustrações dos livros.
Esse gosto, aptidão natural e criatividade levaram Juvalious a seguir a carreira de artista plástica que teve início com o Curso de Artes Plásticas, na Escola Secundária Antero de Quental. Participou, em 2010, com um trabalho que foi capa da Revista Açores Magazine, na exposição do Atelier Estudos Artísticos da Cooperativa Cultural a MaLA no âmbito do Projeto Azores Combo, num desafio que combinava aspetos tradicionais do artesanato açoriano com as aprendizagens da arte contemporânea.
Prosseguiu com o ingresso no curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes de Universidade Lisboa tendo mais tarde optado pelo curso de Artes Plásticas - ramo pintura, na Faculdade de Belas Artes do Porto.
É comum observar, em qualquer hora ou lugar, Juvalious em criação artística, permitindo-nos vislumbrar o mundo, dentro e fora de si. Apreciadora de café e por “rabiscar” nessa pausa, começou a desenhar com aguada de café, técnica que podemos apreciar nesta primeira mostra dos seus trabalhos.
Quanto ao livro de Susana Almeida Rodrigues, cuja apresentação esteve a cargo de Rosa Goulart, foi considerado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada como o trabalho da memória e o corolário de uma família de artistas nas mais variadas áreas.
José Manuel Bolieiro, que presidiu à apresentação do livro e à inauguração da exposição “Madrugada”, afirmou ser um “privilégio pessoal e profissional, um orgulho, estar presente numa cerimónia que mostra uma família de artistas, numa altura em que a maior sala de espetáculos dos Açores – o Coliseu Micaelense – está a comemorar o seu centenário.
“Parabéns! Esta é a palavra que me ocorre num momento tão importante com este para a nossa cultura e que encheu o Foyer do nosso Coliseu Micaelense. Estamos perante a descoberta de novos talentos, de inspiração, de arte e, por isso, o meu preito às duas artistas que agora vão mostrar a sua obra à cidade, ao concelho” - acentuou.
José Manuel Bolieiro adiantou que “esta «Madrugada» de Susana e de Juvalious vai iluminar o seu futuro com novas obras. Este é uma elemento de inspiração para todos nós e para esta família de artistas”.
“É uma honra ter na cidade quem faz da «Madrugada» não o início preguiçoso de quem vai começar o dia, mas o despertar da arte, do talento” - concluiu.