Exposição de pintura de Carlos Mota de 31 de março a 24 de abril no CMC

20 Março 2017
Rita Resendes

No âmbito do programa das comemorações do 471º Aniversário da elevação de Ponta Delgada a Cidade, o Centro Municipal de Cultura acolhe, a 30 de março, pelas 21h00, a exposição de pintura “#471.00” de Carlos Mota.

Esta exposição, constituída por 23 telas que concretizam, múltiplas interpretações, por serem intrinsecamente livres, estará patente, neste espaço municipal, de 31 de março a 24 de maio.

Segundo Álvaro Lobato de Faria, Diretor Coordenador do MAC - Movimento Arte Contemporânea, “perante a obra de Carlos Mota, observamos que não existe uma diferença real entre o que tradicionalmente denominamos material, e o que conhecemos como espiritual”.

No fundo, “todo o seu trabalho é como uma caligrafia do espírito, a transmissão direta de impulsos, de reflexões, de sentimentos que pouco a pouco se transformam em forma, em pensamento plástico”, reforça Álvaro Lobato de Faria ao dissertar sobre esta mostra.

Quanto ao percurso académico do artista, Carlos Mota foi para Bruxelas em 1994 , onde se formou em Arquitetura de Interiores no CAD - Centre des Arts Décoratifs e foi aluno de pintura de Toma Roata e de Desenho de Jacques Richard, École des Arts D'lxelles, Bruxelas, de 1994 a 1998.

Hoje em dia reside e trabalha em Lisboa e tem colocado os seus trabalhos em exposição em diferentes espaços culturais dentro e fora do País.