Portas da Cidade de Ponta Delgada iluminadas a azul para sensibilizar os cidadãos para o autismo

20 Março 2017
CMPD

As Portas da Cidade de Ponta Delgada vão estar iluminadas a azul durante todo o mês de abril, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para o autismo, uma doença que afeta uma média de 67 milhões de pessoas em todo o mundo.
Desde 2012 que Ponta Delgada adere a esta iniciativa durante em abril, o mês da sensibilização para o autismo.
Ao associar-se a esta iniciativa da Federação Portuguesa de Autismo e da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA – São Miguel e Santa Maria), a Câmara coloca Ponta Delgada no grupo de dezenas de cidades nacionais e mundiais onde mais de 200 monumentos serão iluminados de azul em abril.
Assim, em abril, a comunidade mundial do autismo comemora os 8 anos do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, proclamado pelas Nações Unidas.
Um pouco por todo o mundo, dezenas de entidades se juntam à campanha internacional “Acendam a Luz Azul”, ao Autism Speaks, a maior organização dos Estados Unidos da América, e à Autism-Europe, que colabora na investigação científica no domínio do autismo e na defesa dos direitos e dos interesses das pessoas com autismo.
É precisamente no âmbito dessa campanha que vários monumentos do mundo inteiro ficarão iluminados a azul nos dois primeiros dias de abril ou durante todo o mês, como acontecerá em Ponta Delgada.
Desta forma, contribui-se Assim, para alertar os cidadãos relativamente a uma perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais.
O autismo é uma preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial.