Câmara de Ponta Delgada vai adquirir máquina de monda térmica para acabar com uso de glifosatos

24 Fevereiro 2017
Lubélia Duarte

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai proceder, já a partir da próxima semana, à aquisição de uma máquina de monda térmica para, desta forma, acabar com o uso de glifosatos.
O anúncio foi feito, esta quinta-feira, durante os trabalhos da Assembleia Municipal, a primeira de 2017, pelo Presidente José Manuel Bolieiro, na sequência de uma questão colocada pela deputada do Bloco de Esquerda, Vera Pires.
Neste momento, a Câmara de Ponta Delgada está a fazer um estudo de mercado para adquirir uma máquina a preço mais acessível (o custo deste equipamento varia entre os 16 mil e os 30 mil euros).
Dois técnicos da Autarquia estiveram, esta semana, em Tomar para verificar, no local, a forma de funcionamento da máquina monda térmica, deslocando-se, ainda, Alcobaça, local onde se encontra a empresa fabricante deste tipo de equipamento.
O procedimento com vista à aquisição da máquina de monda térmica vai ser feito pela Autarquia já a partir da próxima semana, tendo em contra a obrigatoriedade legal que prevê o prazo de 90 dias (a contar de janeiro) para acabar com o uso dos glifosatos, nomeadamente ao redor das escolas, dos lares de idosos, dos jardins públicos, dos hospitais e dos centros de saúde.