Orquestra Ligeira de Ponta Delgada vai ajudar a descobrir vocações e a formar personalidade, caráter de 44 jovens de Santa Bárbara

30 Janeiro 2017
Lubélia Duarte

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada afirmou, este domingo à noite, em Santa Bárbara, após a assinatura de um protocolo entre a Autarquia, a Orquestra Ligeira de Ponta Delgada e Associação Cultural Mártir Santa Bárbara, que, a partir de agora, os jovens desta freguesia da costa Norte do concelho vão descobrir vocações e formar a sua personalidade e o seu caráter.

Falando no Salão Paroquial de Santa Bárbara, que se tornou pequeno demais para acolher largas dezenas de pessoas, José Manuel Bolieiro sublinhou que, para a Autarquia de Ponta Delgada “não há distâncias, sobretudo quando se vê o interesse de jovens como estes 44 de Santa Bárbara em trazer a cultura até este freguesia”.
“Além de se ocuparem no período pós escolar, os jovens de Santa Bárbara, terão oportunidade de, através da colaboração da nossa Orquestra Ligeira, liderada pelo dinâmico Maestro Marco Torre, encontrarem as suas vocações, o seu caráter e a sua personalidade. Damos, hoje, este importante contributo que estes jovens possam formar-se em música, quebrando a distância e incentivando a criar uma dimensão geográfica inter-freguesias” - sustentou.
Segundo adiantou, “em nome dos jovens, o agradecimento da freguesia. Temos sala cheia por uma boa causa: formar os nossos jovens. É uma forte emoção, gosto e orgulho estar aqui convosco”.
Elogiou, por outro lado, o trabalho da Banda Militar dos Açores, que abriu a cerimónia com um concerto de excelência, com a colaboração dos alunos do Conservatório Regional. Mais um concerto “na excelência da música que esta banda tem vindo a desenvolver em Ponta Delgada, nos Açores e por Portugal”.
Destacou, ainda, o dinamismo que o Maestro Marco Torre tem imprimido na Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, que, agora, vai ajudar a formar os 44 jovens de Santa Bárbara, cedendo os instrumentos e apoiando na formação técnica.
Para José Manuel Bolieiro, é mais importante formar a juventude, a sociedade, para termos um futuro melhor, do que apresentar obras de betão.
De acordo com o protocolo agora assinado, a Associação Cultural Mártir Santa Bárbara vai desenvolver um projeto de formação musical juvenil na freguesia, o qual abrange 44 jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos que, por motivos e sociais e económicos, não têm possibilidade de acederem a uma formação musical apropriada.
O projeto em questão potencia a integração social de jovens e a coesão territorial de freguesia da costas norte do concelho de Ponta Delgada.
O protocolo assinado entre a Câmara Municipal, a Orquestra Ligeira de Ponta Delgada e a Associação Cultural Mártir Santa Bárbara visa a cedência, por três anos, de instrumentos musicais à agora formada Banda Juvenil da freguesia de Santa Bárbara com vista à formação técnica e musical dos 44 jovens já mencionados e respetiva integração social.
Além da formação musical dos jovens em apreço, pretende-se, ainda, a divulgação e valorização do património cultural local, assim como a promoção da integração social de jovens de famílias carenciadas e com problemas de aprendizagem escolar.
O apoio e acompanhamento, no que respeita à formação, por parte da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, dirigida pelo Maestro Marco Torre, será determinado em função das necessidades de aprendizagem.