Presidente assegura que munícipes não serão prejudicados por “erro informático” na emissão de faturas da água em dezembro

19 Janeiro 2017
CMPD

O Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, assegurou, esta quarta-feira, que os munícipes de Ponta Delgada não serão prejudicados pelo “erro informático” ocorrido na emissão de faturas da água no mês de dezembro por parte dos SMAS (Serviços Municipalizados de Saneamento e Água).

Falando à comunicação social, após a reunião de Câmara, José Manuel Bolieiro sublinhou que “perante uma situação identificada como erro, resultante de um sistema informático, garanto ninguém sairá prejudicado e que todos serão reembolsados do valor que pagaram a mais”.

Saliente-se que foi através de um aviso, publicado na própria página da Internet dos SMAS de Ponta Delgada, que os munícipes ficaram a saber da falha informática. No mesmo aviso, os SMAS referem a ocorrência de uma “falha em algumas faturas de dezembro de 2016”, situação que levou a que à “cobrança de um consumo superior ao devido e, consequentemente, num acréscimo dos valores cobrados”, em cerca de 10% do total de faturas emitidas.

No entanto, o Presidente da Câmara referiu que foram afetados 3.387 munícipes, os quais poderão ser ressarcidos de imediato, no caso de darem nota do erro aos SMAS, ou por via de um acerto de contas em próximas faturas.

Ainda segundo José Manuel Bolieiro, “o sistema informático é bom. Apenas houve uma falha num dos servidores, esta situação foi pontual e já está resolvida.