Câmara unânime na aprovação do voto de pesar pela morte do colaborador da Autarquia Carlos Pimentel

18 Janeiro 2017
Lubélia Duarte

A Câmara de Ponta Delgada aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte prematura de Carlos Soares Pimentel, colaborador que esteve cerca de 35 anos ao serviço do Município e que, durante a longa carreira como funcionário público, “exerceu as suas funções com os mais elevados profissionalismo e sentido de responsabilidade, observando escrupulosamente os deveres de prossecução do interesse público, de isenção, de imparcialidade, de informação, de zelo, de obediência, de lealdade, de correção, de assiduidade, e de pontualidade; a que genericamente todos aqueles que servem o Estado se obrigam, mas em tal grau que o faz merecedor de singular destaque”.

No voto, apresentado pelo Vice-presidente, Fernando Marques Fernandes, na reunião de Câmara de hoje, a última do mês, que é aberta ao público em geral, destaca-se que “o seu processo individual é repositório documental, comportando numerosos e significativos testemunhos encomiásticos e louvores, distinguindo as suas extraordinárias qualidades humanas e predicados profissionais, no reconhecimento de pessoas e instituições que, de toda a parte, puderam contactar com o Senhor Carlos Pimentel, no exercício das suas funções.”

Carlos Soares Pimentel, conhecido por todos como o Senhor Pimentel, faleceu prematuramente, perante a consternação geral, a 5 de janeiro de 2017, com apenas de 63 anos, e 34 dos quais passados ao serviço do Município de forma exemplar.

Além de ter recebido dois louvores por parte da Câmara, nos quais se exaltavam as qualidades postas ao serviço do Município de Ponta Delgada, é de saliente que Carlos Pimentel teve sempre “uma relação imaculada com colegas, superiores hierárquicos, executivos municipais, e com as crianças, jovens, adultos e idosos com quem se relacionava profissionalmente e transportou em segurança”.

“O Senhor Pimentel foi sempre considerado como um homem íntegro, do mais fino trato e educação, disponível e prestável, sendo também conhecido pela sua sabedoria e gosto pela história da nossa terra e das nossas gentes, perdurando na nossa memória o homem alegre e afável e o trabalhador inexcedível e excelente.” - lê-se no voto hoje aprovado por unanimidade na reunião camarária.

Ainda no voto apresentado por Fernando Marques Fernandes, refere-se que “na condução do autocarro da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e no acolhimento dos grupos que transportava e guiava, excedendo em muito a natureza das suas funções, e com uma empatia que granjeou a simpatia dos milhares de pessoas que com ele contactaram, o Senhor Carlos Pimentel foi um embaixador deste Município e de um ideal de servidor público que em muito enobreceu a imagem da Câmara Municipal de Ponta Delgada.”

Com o seu falecimento, “a Câmara Municipal de Ponta Delgada perde um dos seus mais dedicados, exemplares e emblemáticos colaboradores”.

Carlos Soares Pimentel, nascido a 20 de dezembro de 1953, natural da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo, ingressou na Câmara Municipal de Ponta Delgada em 15 de janeiro de 1982, como assalariado, tendo começado por exercer o cargo de Motorista de 2.ª classe.

A 3 de outubro de 1988 tomou posse como Motorista de Transportes Coletivos de 2.ª classe, sendo promovido a Motorista de Transportes Coletivos de 1.ª classe em 16 de janeiro de 1987.

A 1 de outubro de 1989 transitou para a categoria de Motorista de Transportes Coletivos e, a 1 de janeiro de 2009, para a carreira e categoria de Assistente Operacional, desempenhando as funções de motorista do autocarro municipal, até a doença o impedir de exercer o seu trabalho.

Depois de apresentar o voto de pesar, o Vice-presidente propôs à Câmara que, em memória de Carlos Pimentel, fosse atribuído o seu nome ao autocarro da Autarquia. Proposta que também mereceu a aprovação geral.

Ponta Delgada, 18 de janeiro de 2017

Lubélia Duarte