Câmara de Ponta Delgada aprova isenção de taxas durante os meses de outubro a dezembro

23 Setembro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, esta manhã, por unanimidade, a proposta de isenção de taxas durante os meses de outubro a dezembro, como apoio à atividade económica.
Vão estar isentas a 100% as taxas do Mercado Municipal; as taxas relativas ao funcionamento de pavilhões, quiosques e similares; as taxas relativas a ocupação de esplanadas e respetivos equipamentos; as taxas referentes à publicidade associada aos estabelecimentos comerciais; as taxas relativas a construções ou instalações provisórias por motivo de festas ou exercício do comércio ou indústria; as taxas relativas a venda ambulante; as taxas relativas a atividades ruidosas temporárias; e as rendas das concessões municipais e dos arrendamentos comerciais do Município, com exceção do estacionamento e parqueamento automóvel.
A 50% vão estar as taxas relativas a outdoors e a mupis.
Além disso, a Câmara Municipal deliberou isentar a componente fixa da tarifa da água, saneamento e resíduos sólidos a todas as empresas que operam no concelho, exceção feita às empresas públicas banca e seguros.
Nos termos da lei, a proposta aprovada hoje em Reunião de Câmara vai ser submetida à Assembleia Municipal.
A medida decorre da evolução da pandemia da Covid-19, das orientações emitidas e da avaliação constante do seu impacto na economia.
Recorde-se que a pandemia Covid-19 implicou a adoção de medidas de isolamento social com graves consequências sociais e económicas.
A economia regional contraiu-se de forma instantânea com a quebra dos fluxos turísticos, não sendo expectável a recuperação dos mesmos durante o ano de 2020.
Uma situação que tem exigido ao Município um esforço não só para mitigar os efeitos sociais e económicos decorrentes do isolamento social como ainda para apoiar a revitalização económica e social.