Maria José Lemos Duarte recebe presidente da nova Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos

15 Setembro 2020

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, recebeu, esta manhã, em audiência o presidente do Conselho Diretivo Regional da nova Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos.
Nuno Costa, acompanhado pelo arquiteto Filipe Mota, deslocou-se aos Paços do Concelho para a apresentação de cumprimentos à edil.
No encontro, deu a conhecer a missão e a orgânica da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, tendo defendido a necessidade de cooperação mútua em assuntos relativos à arquitetura, ambiente, território, urbanismo e património, com vista ao desenvolvimento da Região e à melhoria da qualidade de vida neste território.
Partilhou algumas das preocupações dos arquitetos no que concerne a reabilitação urbana, salvaguarda do património e ordenamento do território, tendo destacado o dinamismo em Ponta Delgada em matéria de reabilitação urbana e o facto de o Município estar a trabalhar nos planos de pormenor de salvaguarda do núcleo histórico e no plano estratégico de reabilitação urbana.
Nuno Costa parabenizou, ainda, a Câmara Municipal de Ponta Delgada pela iniciativa da criação da plataforma digital (Serviços Online).
O presidente partilhou a vontade de realizar o próximo congresso da classe, subordinado ao tema ambiente e alterações climáticas, em Ponta Delgada e de promover outros eventos que contribuam para a valorização da classe e para a sensibilização da sociedade para as questões relacionadas com arquitetura e património.
Querendo fazer parte da solução e não do problema, os arquitetos propõem-se a promover, em parceria com os municípios, concursos de ideias.
A Presidente do Município felicitou o presidente da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos, e através dele os restantes membros dos órgãos sociais, desejando-lhe os maiores sucessos.
Maria José Lemos Duarte demonstrou abertura para a realização de parcerias com a Ordem dos Arquitectos, nomeadamente para a realização de eventos em especial o concurso de ideias.