Escola de São Pedro deverá abrir em janeiro do próximo ano

10 Setembro 2020

A EB1/JI de São Pedro, conhecida por Escola da Mãe de Deus, deverá abrir em janeiro do próximo ano, anunciou a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Maria José Lemos Duarte, ontem, durante uma visita à empreitada, destacou as vantagens para o ensino e de serviço à comunidade da “nova” escola, que conta com um pavilhão com as medidas regulamentares para acolher um vasto leque de modalidades desportivas, incluindo hóquei em patins.
A empreitada de remodelação e ampliação da Escola de São Pedro representa um investimento de cerca de 4 milhões e quinhentos mil euros (comparticipado por fundos comunitários no valor de 2  milhões e 367 mil euros). O pavilhão desportivo da escola, que, numa lógica de rentabilização de espaços e investimentos, também servirá a comunidade, está orçado em 1 milhão e 470 mil euros, um valor suportado na íntegra pela autarquia.
A empreitada deverá estar concluída a 23 de outubro.
A EB1/JI de São Pedro estará preparada para um total de 432 alunos (lotação estimada de 24 alunos por sala, num total de 18 salas de aula) e a ampliação do edifício foi feita em função da lotação acrescida, prevista, do número de professores, educadores e auxiliares.
Durante a visita a São Pedro, a Presidente do Município inteirou-se, in loco, da realidade  desta freguesia citadina em expansão e com o desafio constante de conciliar espaços históricos com zonas de construções recentes.
Nos últimos quatro anos, a Câmara Municipal investiu mais de 1 milhão e 320 mil euros na freguesia em, entre outras áreas, vias públicas, espaços verdes, instalações desportivas e habitação social.
O reforço da oferta de estacionamento (Rua Moinho de Vento e Rua do Laureano, Rua Dr. Armando Cortes-Rodrigues e Rua Bento José Morais), o aperfeiçoamento dos serviços urbanos e o reforço da segurança foram apontadas, pelo Presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Leal, como as prioridades de investimento para a freguesia.
O Executivo Camarário visitou a Casa da Avó – Centro de Convívio de Idosos do Centro Paroquial e Social de São Pedro, frequentado por mais de 20 idosos. Na ocasião, Maria José Lemos Duarte reiterou a disponibilidade para apoiar a Casa da Avó que, através das suas duas valências (serviço de apoio ao domicílio e centro de convívio), desempenha um trabalho de “grande mérito”.
O périplo pela freguesia incluiu uma visita à Rua Armando Cortes Rodrigues (estacionamento e trânsito), à Rua do Laureano (estacionamento), à Rua Moinho de Vento (estacionamento), à Rua Bento Morais (estacionamento e trânsito), à Rua Timor Lorossae (estacionamento), bem como ao Alto da Mãe de Deus (informação e controlo de acessos) e à Alameda Duque de Bragança (controlo de acessos).
O Executivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada também reuniu com a direção do Marítimo Sport Clube (clube com mais de 300 atletas, divididos nas modalidades de futebol, hóquei em patins, andebol e ciclismo) e com a Associação de Juventude Aprender a Viver (cuja missão é ocupar saudavelmente jovens nas áreas de solidariedade, natureza, tempos livres, tecnologia, cidadania ativa e património).
Recorde-se que o Executivo está a promover uma ronda de visitas pelas 24 freguesias do concelho com o intuito de atualizar o conhecimento da realidade local.
A Presidente da edilidade faz-se acompanhar pelos vereadores, elementos do seu gabinete e responsáveis técnicos dos serviços municipais.