Presidente da Câmara Municipal recebe Comandante do NRP Sines

07 Setembro 2020

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, recebeu, esta tarde, a Comandante do Navio da República Portuguesa (NRP) Sines.
A Capitão-Tenente Ester Pereira deslocou-se aos Paços do Concelho para a apresentação de cumprimentos à edil.
O Navio da Marinha está em missão nos Açores até ao final de outubro deste ano. Está a guarnecer o dispositivo naval nos Açores, desenvolvendo tarefas específicas no âmbito da busca e salvamento marítimo, da monitorização e controlo da pesca, do controlo da navegação, da prevenção e combate à poluição marinha e na prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico.
Para além dessas tarefas, estes navios têm capacidade para cooperar em operações militares, assim como em ações decorrentes da promulgação do estado de sítio ou emergência e no apoio humanitário na sequência de desastre natural, tendo um importante papel no apoio à proteção civil.
O Navio da República Portuguesa (NRP) Sines é o terceiro navio da classe Viana do Castelo, sendo a segunda vez que executa uma missão na Zona Marítima dos Açores.
É comandado pela Capitão-Tenente Ester Pereira Lopes e tem uma guarnição de 47 elementos.
A Capitão-Tenente Ester Eunice da Costa Pereira Lopes nasceu em Lisboa a 23 de novembro de 1982 e ingressou na Escola Naval em outubro de 2000, tendo concluído o curso de Marinha em 2005, após estágio de embarque nas fragatas João Belo e Álvares Cabral.
Entre as várias funções desempenhadas ao longo da carreira no mar e em terra, destaca-se ainda o comando de outro navio, a Lancha de Fiscalização Rápida Hidra de 2007 a 2009.
Desde setembro de 2019 exercia funções de oficial do Estado-Maior da Armada, como Chefe do Núcleo de Infraestruturas da Divisão de Material até assumir o comando do NRP Sines em 8 de julho de 2020.