Câmara de Ponta Delgada proporciona aos munícipes e crianças dos ATL atividades turísticas e roteiros temáticos

press2
press_1
06 Agosto 2020

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada apresentou esta tarde a medida (Re)Descobrir PDL, criada no âmbito do Fundo de Emergência Empresarial.
Orçada em 60 mil euros, visa apoiar o setor da animação e informação turística – um dos mais mais afetados pela pandemia da Covid-19 - e que é, parafraseando Maria José Lemos Duarte, “um dos setores fundamentais da economia regional e local, tanto em matéria de criação e distribuição de riqueza como de criação de emprego”.
Apresenta-se, ainda, como um convite para os munícipes (re)descobrirem o concelho. Para o efeito, a Câmara Municipal, em parceria com as associações de profissionais de animação e informação turística, criou um calendário de atividades disponíveis gratuitamente para os munícipes de Ponta Delgada.
Estão ao dispor dos mesmos dezasseis atividades de animação turística, com de mais de cem vagas disponíveis semanalmente, que incluirão passeios de jipe, carrinha, buggy ou moto, tuk tuk, barco, bicicleta, cavalo, kayak, whale watching, batismo de mergulho, coastering e snorkeling.
Haverá ainda sete roteiros temáticos disponíveis, num total de mais de cem horas de visitas semanais: Mercado da Graça, Praça Gonçalo Velho, Campo de São Francisco, Jardim António Borges, Estufas de Ananás, Circuito Citadino Nascente e Circuito Citadino Poente.
As inscrições deverão ser feitas para diretamente para a AREAT - Associação Regional das Empresas de Actividades Turísticas e para a AGITA- Associação de Guias de Informação Turística.
Para “enriquecer a experiência das nossas crianças neste verão e  dar-lhes a oportunidade de conhecer melhor e valorizar o nosso concelho, a sua história e património, cultural e natural,  a Câmara Municipal, em parceria com as associações de profissionais de animação e informação turística, preparou um conjunto de atividades dirigidas aos ATL.
Ao todo são cinco sessões temáticas distintas e doze atividades de animação adaptadas para crianças, que estarão disponíveis para agendamento não só dos dezoito ATL da Câmara, mas antes dos trinta e três ATL do concelho. Os temas das sessões são tão variados como Forte e Piratas, Vulcões, Ciclo da Laranja e do Ananás, Sete Cidades, Fauna e Flora dos Açores. E as atividades incluem, entre outras, passeios de jipe, carrinha, barco, bicicleta, cavalo, kayak e até  whale watching.
Em jeito de conclusão, a edil referiu acreditar que “a memória partilhada pelos nossos guias de informação turística e as experiências memoráveis do nosso concelho que a animação turística organiza e proporciona são um fator fundamental de valorização dos nossos recursos naturais e culturais e um dos motores de desenvolvimento de Ponta Delgada”.
Na apresentação da medida estiveram o vereador Paulo Mendes e os representantes das associações parceiras da Câmara Municipal de Ponta Delgada.