“Este momento não é para desanimarmos, mas para ganharmos esperança”

13 Julho 2020

As palavras foram proferidas ontem pelo pároco da Matriz de São Sebastião na missa em honra do Divino Espírito Santo.
Nemésio Medeiros saudou a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, os vereadores e “todos os que se empenharam para dar um gesto de presença e de esperança nesta pandemia”.
Com a entrega das pensões às Instituições Particulares de Solidariedade Social e às famílias carenciadas e com a celebração da Eucaristia “está-se a cumprir com aquilo que é fundamental”, considerou.
Nemésio Medeiros lançou o desafio de, nos mais diversos contextos, “semearmos o que podemos fazer a bem de uma sociedade mais justa” e apelou ao olhar o próximo e às suas necessidades, nomeadamente ao desemprego e à depressão.
O sacerdote lembrou o colaborador do Município Jorge Viveiros, que partiu recentemente,   “um homem de uma delicadeza extrema” e que, aquando das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, “procurava combinar o que de melhor se podia fazer  em termos de ornamentação”.
Recorde-se que este ano, devido à pandemia Covid-19, não foi possível realizar a festa nos moldes habituais, mas a Câmara Municipal de Ponta Delgada fez questão de promover alguns apontamentos para lembrar os princípios que estão adjacentes às grandes festas: partilha, solidariedade, humanismo e lealdade. Foi feito o Quarto do Espírito Santo, foram distribuídas pensões e celebrada a Eucaristia.