Câmara de Ponta Delgada investe mais de 17 mil euros na reabertura da rede de ATL

press
08 Julho 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada investiu mais de 17 mil euros na reabertura da rede de Ateliers de Tempos Livres.
Na sequência da situação da pandemia Covid-19 e de forma a garantir o cumprimento das medidas de segurança e de distanciamento social, a autarquia entendeu reforçar o corpo de monitores da rede de ATL com 37 estudantes do curso de Educação Básica da Universidade dos Açores, que estão a trabalhar em regime de part-time durante os meses de julho e de agosto.
O anúncio foi feito pela Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, durante a visita ao ATL da Escola da Vitória, freguesia de São José, que é frequentado, em média, por 55 crianças.
A edil frisou que o investimento visou a segurança das nossas crianças e colaboradores. A rede de ATL está, com efeito, a funcionar de acordo com as orientações das autoridades de saúde, o que contribuiu para a segurança das crianças e para a tranquilidade dos pais.
Com este investimento, a autarquia está, também, a potenciar a relação da academia com o mercado de trabalho, ao permitir aos estudante uma experiência em contexto de trabalho. Ademais, é mais um instrumento que a autarquia está a utilizar para, de forma indireta, mitigar o impacto da perda de rendimentos das famílias.
Recorde-se que a rede de ATL da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que funciona nos edifícios escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico, retomou o seu funcionamento a 1 de julho, assegurando o cumprimento das orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde e pela Direção Regional de Saúde, quer no que se refere à organização e funcionamento dos grupo de crianças, quer às questões de higiene e segurança das instalações.
Funciona de 2º a 6º feira entre as 8h00 e as 19h00, garantindo, desta forma, uma resposta às necessidades de conciliação da vida familiar e profissional.
O Município dispõe de 19 valências de ATL distribuídas por 17 freguesias do concelho, num total de 48 salas, com grupos de cerca de 12 crianças.
Conta com 75 colaboradores do Município e 37 estudantes da Universidade do Açores, com formação na área do ensino.
Nos meses de julho e agosto são diariamente frequentados por 570 crianças.