Intervenção no Mercado da Graça visa dignificar a sua história e a sua importância social, cultural e comercial

01 Julho 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai proceder à requalificação do Mercado da Graça, numa intervenção de cerca de um milhão e quatrocentos mil euros que visa dignificar a sua história e a sua importância social, cultural e comercial.
Para o efeito, avança a Vereadora Alexandra Viveiros, o espaço vai ser dotado de uma “dinâmica atrativa que respeite a sua existência, o seu lugar e a sua história”, bem como o comércio tradicional que lá se pratica, “marcado pela frescura dos produtos e pela confiança no produtor”. Como recorda a edil, “qualificar e reabilitar não é sinónimo de mudança ou corte, antes pelo contrário, é sinónimo de zelo e apreço pelo que existe”, assegurando que se trata de uma “intervenção de melhoria, com o objetivo de trazer conforto ao espaço e bem-estar a quem o frequenta”.
A arquitetura projetada vai no sentido de manter a fachada principal existente intacta, sendo que a principal intervenção é ao nível da cobertura e do maior isolamento do espaço em relação ao exterior, implicando a demolição de toda a atual cobertura (núcleo central), a construção de nova cobertura e fachadas do núcleo central (aproximadamente 2500 metros quadrados) e a requalificação da área comercial com a criação de novos módulos comerciais, setorizados e em número adequado, com alteração do layout interior e a criação de novos corredores comerciais.
Numa fase prévia à elaboração do projeto foram auscultados os comerciantes do Mercado e 200 pessoas na área de intervenção do Mercado. Estão também agendadas reuniões com as forças representativas do setor, bem como com a Junta de Freguesia de São Pedro. O projeto será, numa fase posterior, exposto no Mercado da Graça e no site da Câmara Municipal de Ponta Delgada com a explicação da intervenção e com a possibilidade de serem apresentadas sugestões.